13/04/2022 às 16h46min - Atualizada em 13/04/2022 às 16h46min

Feirantes, em Campos, registram bom movimento no primeiro dia da Feira Pescado

- Redação
Para manter a tradição de uma das principais datas do calendário Cristão, que é a de comer peixe no feriado de Sexta-feira da Paixão, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca deu início, nesta quarta-feira (13), a Feira do Pescado, na Rua das Palmeiras. A feira segue até a próxima sexta-feira (15). Para garantir a qualidade do pescado, a pasta utilizou o Caminhão do Pescado, doado ao município, pelo Ministério da Agricultura em janeiro deste ano. A expectativa é que mais de 10 toneladas de peixes sejam comercializadas no período.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, esteve na feira, acompanhado da superintendente federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Stela Romanos. “A Feira do Pescado faz parte de um grande movimento para melhorar a comercialização dos alimentos dos produtores de Campos. A intenção é utilizar o Caminhão do Pescado para realizar periodicamente a Feira do Pescado, de forma itinerante. Acreditamos muito no processo de comercialização que a gente chama de mercado curto, onde o pescador, o produtor vende direto ao consumidor, o que agrega valor na geração de emprego e renda”, disse Almy.

Taís Gomes Nunes garantiu o peixe para o feriado santo. "É a primeira vez que venho comprar aqui. Facilitou muito, até porque, prefiro comprar sempre peixe fresco. Estou satisfeita com as opções e qualidade do pescado”.

Arialda Santos e seu filho Arthur vivem do pescado e oferecem peixes como pargo, tilápia, dourado, entre outras espécies. “Vimos de Farol de São Tomé comercializar nossos produtos aqui. Para o primeiro dia de feira, as vendas estão boas. A expectativa está sendo muito boa. Temos peixes entre R$15 e R$30 o quilo”.

Trabalhando com venda de pescado há mais de 40 anos, José Adilson Barreto também está com boas expectativas em relação às vendas na Feira do Pescado. “Depois de alguns anos sem a feira, estou feliz em estar aqui de volta. Participo da Feira da Roça do IPS, há uns 25 anos. Muitos dos meus clientes estão vindo aqui. Para o primeiro dia de vendas, não tenho o que reclamar”.

Qualificação - A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, está promovendo cursos de beneficiamento para qualificar os produtores. “Já tivemos dois cursos de beneficiamento de pescado, teremos outro em breve, para que o pescador possa, não só vender o peixe in natura, mas vender ele em linguiça, quibes, bolinhos de peixe, tudo pré-pronto. Precisamos ter a consciência que temos bons pescados, trabalhando uma culinária que desenvolva o agroturismo campista, gerando mais renda para o agricultor”, finaliza Almy Júnior.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp