29/03/2022 às 16h47min - Atualizada em 29/03/2022 às 16h47min

Campos volta a apresentar saldo positivo na geração de emprego

- Redação
Na semana em que Campos comemora 187 anos de emancipação político-administrativa, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) liberou os dados de emprego no mês de fevereiro, onde o município registrou mais um saldo positivo com 350 novas vagas, com destaque para o setor de Serviços. Desde novembro do ano passado, os dados não eram positivos, reflexo do aumento do número de casos de H3N2 (gripe) e Covid-19 com a circulação da variante Ômicron. No ano passado, de janeiro a outubro, o saldo de emprego foi positivo no município, superando 2020. 
 
Em fevereiro, foram 2.298 admissões e 1.948 desligamentos. O setor de Serviços teve um saldo de 446 novas vagas; seguida da Construção civil com 43; Indústria com 17 e Agropecuária com 15 novas vagas. O comércio registrou saldo negativo de empregabilidade, o que pode ser atribuído ao período de férias em que muitas pessoas vão para as praias.  
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, comemorou o saldo positivo de empregos em Campos. “Estamos muito otimistas para este ano. Com a retomada da economia, esperamos que, nos próximos meses, as ofertas de emprego aumentem porque há uma tendência de maior circulação de recursos com as obras que estão previstas, gerando emprego e renda. Além disso, a prefeitura segue pagando em dia aos servidores. Campos vem recuperando a credibilidade de investidores e novas empresas estão se instalando no município. Através da Subsecretaria de Qualificação e Emprego, estão sendo oferecidas vagas para cursos de capacitação e vagas de trabalho”, informa o secretário.
 
Segundo o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Felipe Knust, o saldo positivo em fevereiro é reflexo do processo de recuperação da economia, após o período mais restritivo da pandemia, durante a variante Ômicron. “Os novos casos de Covid e gripe, entre o final de 2021 e início de 2022, gerou insegurança no mercado e uma crise de confiança nas contratações. Com a redução do número de casos e a flexibilização, as empresas voltaram a contratar”, acrescenta Knust. 
 
“Campos, de maneira sólida, vem oferecendo novos postos de trabalho. É o 10ª mês com saldo positivo e ter um saldo positivo é uma vitória porque, com a pandemia da Covid-19, tivemos em 2020 uma retração na economia e crescimento no desemprego. Estar durante 10 meses com saldo positivo é uma importante conquista”, informa o subsecretário.
 
Campos dispõe de ferramentas importantes para geração de emprego e renda, como o Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), o Espaço da Oportunidade, entre outros como  a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para emissão de alvará automatizado, desburocratizando o processo de abertura de novas empresas, o município vem tornando mais célere a abertura de empresas; o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que disponibiliza banco de dados nacional de emprego, e a Casa do Trabalhador, que oferece qualificação para gerar mão de obra especializada.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90