29/03/2022 às 10h59min - Atualizada em 29/03/2022 às 10h59min

Segunda fase do Mutirão da Saúde, em Campos, com exames de tomografia e ressonância

- Redação
O Prefeito Wladimir Garotinho lançou nesta segunda-feira (28), durante as comemorações pelos 187 anos da elevação de Campos à cidade, a segunda etapa do Mutirão da Saúde. Nessa nova fase serão disponibilizados 6 mil exames de alta complexidade, entre ressonância magnética e tomografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de zerar a fila de pacientes que aguardam pelos procedimentos, o objetivo da ação será atender demandas novas.
 
A partir desta terça-feira (29), os pacientes já podem comparecer ao Núcleo de Controle e Avaliação para o agendamento. A pessoa deverá apresentar o pedido original do SUS (encaminhamento médico), documentos pessoais e cartão do SUS. O Núcleo funciona na Rua Voluntários da Pátria, nº 185, em frente ao prédio da secretaria de Saúde.
 
 O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, explicou que esse próximo mutirão visa zerar a fila dos exames de alta complexidade, que ficou represada nesses últimos cinco anos.
 
 "Vamos promover uma grande ação com o agendamento de mais de 6 mil exames entre tomografia e ressonância", disse o secretário, que acredita que o Mutirão da Saúde é mais um dos avanços em termos de assistência para a população.
 
Ele adiantou que o próximo passo será incluir o serviço de ortopedia na ação. "Na sequência, vamos desenvolver muito rapidamente também o mutirão de cirurgias ortopédicas", disse Paulo Hirano.
 
A diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, ressaltou que nessa segunda etapa serão atendidos não só os pacientes que estão na fila de espera, mas demandas novas. “Pessoas que foram ao médico recentemente e receberam solicitação para fazer tais exames também poderão agendá-los. Elas sairão do Núcleo sabendo o dia e horário em que farão o exame”, acrescentou Bruna.
 
Na primeira etapa o mutirão superou a meta proposta inicialmente pela secretaria de Saúde, que era a de realizar 40 mil procedimentos, entre exames especializados e cirurgias pelo SUS, alcançando 44.866 mil atendimentos. Os números são referentes aos meses de novembro do ano passado - quando o Mutirão da Saúde foi lançado oficialmente -, dezembro, janeiro e fevereiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90