24/05/2019 às 17h00min - Atualizada em 24/05/2019 às 17h00min

CEASCAM: Projeto Agroalimentador irá gerar oportunidades de empregos para os agricultores de Campos e regiões

Tema foi abordado no programa A Voz de Campos na quinta-feira (23)

Redação
Jornal Aurora
O novo projeto para a Central de Abastecimento de Campos (Ceascam) está em passos para realização. O Polo Agroalimentar do Norte e Noroeste Fluminense irá gerar oportunidades de empregos e negócios para os agricultores do Município e regiões. E, para falar sobre agricultura, desenvolvimento e produção local, que o Secretário Municipal de Agricultura, Nildo Cardoso, esteve presente na quinta-feira (23), no programa A Voz de Campos, na Rádio Aurora.

Durante entrevista, Nildo Cardoso contou sua história de vida, como entrou na carreira política, falou sobre a campanha contra febre aftosa, explicou sobre o projeto Polo Agroalimentador, antiga Ceasa, além de ter mostrado preocupação com o fechamento de unidades de produção de açúcar e álcool na cidade e ter interagido com os ouvintes da rádio.

Segundo o Secretário, com o fechamento de 15 unidades de produção, as terras começaram a ficar desocupadas, surgindo assim, 14 assentamentos de famílias que precisam trabalhar e onde há pequenos produtores. “Estamos em um cenário totalmente adverso na geração de economia, de renda e emprego no nosso município”, afirmou.

De acordo com Nildo, cinco tratores, que vão atender os pequenos produtores das áreas rurais, foram entregues em Morro do Coco, Dores de Macabu, Caxeta, Cambaíba e Brejo Grande, com objetivo de impulsionar a produção agrícola e tornar o município menos dependente dos royalties do petróleo.

O Secretário explicou também as responsabilidades da pasta e da campanha de vacinação contra febre aftosa. “Temos seis equipes espalhadas pelo município vacinando quase 30 mil cabeças de gado. Porque até 70 cabeça é competência nossa. Começamos no dia 02 de maio a vacinação e vamos cumprir até o último dia desse mês. A vacina aftosa é contra a raiva e a manqueira (clostridiose)”.

Quando questionado sobre o projeto do novo Polo Agroalimentador, Nildo informou que uma equipe da secretaria vem realizando visitas técnicas a vários Ceasas do Brasil, um deles foi o de Cariacica, no Espírito Santo, com objeto de conhecer o funcionamento e características importantes, que podem ser implantadas em Campos.

“O Ceasa de Cariacica tem 14 000 m², o de Campos tem 240 000 m² a ser construído. Nós temos na área da pedra 2000 m² de área construída. Temos mais dois galpões com 74 boxes”, disse. “A Prefeitura hoje tem aquela área, vai ser no Brasil, um dos cinco Ceasas administrados pelo próprio município. Porque no estado do Rio, não tem nenhum”, completou o secretário.

Ainda segundo Nildo Cardoso, cada um dos 20 municípios do Norte e Noroeste Fluminense terão direito a um dos boxes que serão instalados no Polo, podendo assim, levar a produção para ser comercializada dentro da Central de Abastecimento (Ceascam), que está prevista para ser inaugurada em dezembro deste ano. A central contará com restaurantes, lanchonetes, banheiros com acessibilidade e estacionamentos.

Nildo Cardoso anunciou ainda, com exclusividade, a saída da Secretária Municipal da Agricultura para assumir a Superintendência do Ceasa de Campos. Afirmando ser um desafio a ser cumprido, mas que trará um impacto positivo, gerando renda para o município e para o interior.

A entrevista completa com o Secretário Municipal de Agricultura, Nildo Cardoso, pode ser conferida através do link: https://www.facebook.com/radioauroraoficial/videos/370126413710686/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp