14/02/2022 às 12h24min - Atualizada em 14/02/2022 às 12h24min

Rede Campos de Saúde Pública e HPC com assistência pediátrica

Com o lançamento pela Prefeitura da Rede Campos de Saúde Pública, um novo modelo de interação do município com os hospitais contratualizados, uma das unidades que vem dando sequência à estratégia de garantia da assistência à população é o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC). A unidade, que funciona 24h, presta atendimento ambulatorial e de emergência a crianças de 0 a 12 anos de idade. 
 
Quem busca atendimento no local, como Daniela Delmiro, 19 anos, que levou o sobrinho de apenas um mês de vida para uma consulta de emergência, demonstra satisfação com o acolhimento e atenção dispensada pelos profissionais. A organização e limpeza também foram destacadas por Daniela, que mora no Parque Canaã, em Campos. Ao chegar à unidade, o bebê, que apresentava desconforto abdominal, passou pela triagem e logo foi atendido. “Ele estava com cólica”, contou a tia, ao deixar a unidade.
 
A coordenadora do atendimento de emergência do Pronto Socorro, Lilian Rosa Lucas de Araújo da Silva, explicou que os casos de urgência e emergência não necessitam de agendamento. Já para atendimento ambulatorial, segundo ela, que é destinado às crianças que nascem no HPC e continuam sendo acompanhadas pelos profissionais da unidade, se faz necessária a marcação prévia da consulta. “As crianças que nascem no hospital são, automaticamente, encaminhadas para o ambulatório, ficando internadas, inclusive, caso haja necessidade”, disse Lilian.
 
Ela afirmou ainda que o pai ou responsável que precisar de uma consulta para a criança com infectologista, pneumologista ou alergista, basta ir ao local com o encaminhamento médico. “É só vir aqui que agendamos a consulta”, afirmou. 
 
O presidente do HPC, Márcio Rocha, ressaltou que o hospital, que já é referência no serviço de maternidade na Região Norte Fluminense, tem atuado também na assistência ao recém-nascido de risco, possuindo uma completa unidade neonatal, composta por 50 leitos e que o desdobramento de mais uma "parceria com a prefeitura expressa o compromisso de oferecer o melhor atendimento à população de Campos via SUS".
 
“Prestamos ainda assistência ao recém-nascido de baixo peso que necessita de cuidados especiais”, disse Márcio, destacando que, para o Pronto Socorro Pediátrico, foram disponibilizados quatro consultórios de atendimento médico, uma sala de observação com cinco leitos, uma sala vermelha e 20 leitos de enfermaria. “Estaremos entregando, em breve, 15 novos leitos, totalizando 40 leitos”, acrescentou. 
 
Lançada em dezembro do ano passado pelo Prefeito Wladimir Garotinho, a Rede Campos de Saúde Pública tem como uma das principais finalidades levar ao conhecimento da população que há investimentos por parte do município não só nas unidades da rede pública, mas nas contratualizadas. É o município quem arca com os custos de uma internação, por exemplo, quando complementa a verba que é repassada pelo Governo Federal.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90