10/02/2022 às 10h25min - Atualizada em 10/02/2022 às 17h07min

SoU_Ciência promove live comemorativa pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Live será nesta quinta-feira (10) com participação das pesquisadoras Ester Sabino, Esther Solano, Gulnar Azevedo e Nilma Gomes, além da empresária Luiza Helena Trajano.

SALA DA NOTÍCIA Andreia Constâncio
https://souciencia.unifesp.br/
Divulgação Sou Ciência

SoU_Ciência promove live comemorativa pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

 

Live será nesta quinta-feira (10) com participação das pesquisadoras Ester Sabino, Esther Solano, Gulnar Azevedo e Nilma Gomes, além da empresária Luiza Helena Trajano.

 

 

Ao longo da nossa história, o papel da mulher na ciência foi expressivo e as suas contribuições científicas se manifestaram nas mais diversas áreas do conhecimento, mas somente nas últimas décadas essa participação vem se intensificando e ganhando mais espaços em universidades e centros de pesquisas.

 

Recentemente, um feito notável chamou a atenção do público brasileiro para a participação feminina na ciência: o sequenciamento do novo coronavírus, realizado pelas cientistas Jaqueline Goes e Ester Sabino, da Universidade de São Paulo (USP), que ajudou a destacar a qualidade da produção científica desenvolvida por mulheres em nosso país. 

 

São muitos nomes importantes na agronomia, astrologia, geologia, física, química e na tecnologia, por exemplo. Os avanços promovidos por mulheres nos campos da genética, fisiologia e farmacologia foram imprescindíveis para um maior entendimento sobre o corpo humano, assim como os estudos constantes sobre os microrganismos permitiram o desenvolvimento de novas terapias contra doenças infecciosas. 

 

Nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, véspera do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02), o SoU_Ciência vai promover a Live " Mulheres e Meninas da Ciência: Para que e para quem?", às 18h, em seu canal do Youtube.
 

Mediada por Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência , a live abordará a importância e o protagonismo das mulheres na ciência, e vai contar com as participações especialíssimas de Esther Solano, doutora em Ciências Sociais, professora adjunta da Unifesp, e que se destaca em suas pesquisas na área de humanidades; de Gulnar Azevedo, pesquisadora e professora do Instituto de Medicina Social da UERJ e Nilma Gomes, ex-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) -  vencedoras do Prêmio Carolina Bori, que será entregue nesta sexta (11); de Ester Sabino, imunologista, pesquisadora, professora da USP, com longa experiência com estudos de DNA dos vírus da dengue, zika e chikungunya;  e da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, conhecida por sua liderança da sociedade civil e apoiadora da ciência e das mulheres.

 

live é apenas uma das ações do SoU_Ciência, iniciadas nesta terça-feira (8) em suas redes sociais (@centrosouciencia), para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. 

 

O SoU_Ciência é um Centro de estudos e think tank sobre sociedade, universidade e ciência. Trata-se de um Grupo de Pesquisa multidisciplinar cadastrado no CNPq, sediado na Unifesp e composto por uma equipe de pesquisadores de todos os campi e de outras universidades, com histórico de pesquisa, inovação e gestão em Educação Superior e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O SoU_Ciência também conta com um Comitê Científico de alto nível, com representação nacional e internacional.

 

 

Serviço:

Live "Mulheres e Meninas da Ciência: Para o que e para quem?"

Data: dia 10 de fevereiro

Horário: 18h

Onde: Canal do SoU_Ciência no Youtube 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp