Numa época em que a discussão sobre a renda básica domina diversos círculos que debatem a economia, a vida de um dos precursores da ideia de intervenção estatal para redistribuição de renda chega ao Brasil. Escrito pelo jornalista Zachary D. Carter, “O preço da paz: dinheiro, democracia e a vida de John Maynard Keynes”.
Durante a pandemia, o auxílio emergencial se mostrou necessário para milhões de brasileiros. Keynes é polêmico: dependendo do espectro político que avalia suas ideias ele pode ser considerado ou social democrata demais, ou liberal demais, e até comunista para alguns. A ideia do economista, que influencia programas experimentais de redistribuição de renda em países como a Finlândia, Espanha, Brasil e Irã.
Além de mostrar os bastidores políticos das propostas, teorias e lutas de Keynes, Carter também mostra um lado do economista pouco conhecido do público em geral, como um membro da cena artística do Bloomsbury Group, ou Círculo de Bloomsbury, que reunia diversos artistas e intelectuais ingleses, como Virgínia Woolf, E.M. Forster, entre outros, sem nunca deixar de lado sua atuação como economista.
Entre suas colaborações para políticas econômicas estão a participação nas negociações de Paris que resultaram no Tratado de Versalhes; o New Deal da década de 30 nos EUA e a reinvenção através de suas teorias do liberalismo iluminista para atender às demandas do século XX, e cujas bases são utilizadas em diversas políticas governamentais ao redor do mundo até hoje.
A publicação concorreu a diversos prêmios, além de ser considerado um dos melhores do ano por veículos como The Economist, Bloomberg e Mother Jones. O autor Zachary D. Carte é jornalista veterano no HuffPost, no qual cobre notícias sobre o Congresso norte-americano, a Casa Branca e a política econômica. Ele é um convidado frequente nos programas de notícias da TV e do rádio, e seu trabalho já apareceu na New Republic, na Nation e na American Prospect, entre outros canais. Sua história “Swiped: Banks, Merchants and Why Washington Doesn’t Work for You” foi incluída na compilação de melhores textos sobre negócios da Columbia Journalism Review.