Foi com mais drama do que se esperava, mas o Flamengo conseguiu avançar às oitavas de final da Libertadores ao empatar sem gols com o Peñarol, no Uruguai. A expectativa agora é pelo adversário que o sorteio da próxima segunda-feira (13) colocará no caminho dos cariocas no início do mata-mata. De campeão a times "mais fracos", o Rubro-Negro pode encarar de tudo.
Líder de sua chave, o Flamengo tem uma única certeza. Irá confrontar um dos oito vice-líderes. Seis já estão definidos. Dentre os mais pesados, estão os dois últimos campeões da competição, Grêmio (RS) e River Plate (ARG). Há também os tradicionais San Lorenzo (ARG) e Nacional (URU), além daqueles de menor tradição, como os equatorianos LDU (que encarou o Fla na fase de grupos) e Emelec.
Duas chaves ainda estão indefinidas e serão finalizadas na noite desta quinta-feira (9). No Grupo C, o Olimpia (PAR) lidera, mas ainda pode cair para segundo. Godoy Cruz (ARG), Universidad Concepción (CHI) e Sporting Cristal (PER) também estão na briga. Todos os quatro podem entrar no caminho do Flamengo.
Outro grupo em aberto, o da letra G, tem o Athletico (PR), já garantido nas oitavas, ocupando a ponta, mas o Boca Juniors (ARG) ameaça a primeira colocação. Uma zebra, que consiste na eliminação dos argentinos e um possível avanço de Jorge Wilstermann (BOL) ou Tolima (COL) também pode acontecer, mas parece improvável por conta da grande diferença no saldo de gols.
Com a Libertadores em segundo plano neste momento, o Fla volta as atenções para o Brasileirão. No domingo (12), o Rubro-Negro recebe a Chapecoense (SC), no Maracanã, às 11h.