08/08/2021 às 12h24min - Atualizada em 08/08/2021 às 12h24min
Torcida organizada: Raça-Fla 26ª Região faz ação social
Jornal Aurora - Redação
Integrantes da Raça-Fla 26ª Região – torcida organizada do Flamengo – realizaram ação social nas ruas na noite fria, neste sábado (07), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Três carros percorreram por quatro pontos da cidade para levar o jantar a todos aqueles em situação vulnerável, nas ruas, principalmente nesse período de pandemia. Foram distribuídos 100 kits, formados por uma quentinha de canja e um guaravita.
Para o presidente do grupo, João Costa, é gratificante dar assistência ao próximo. “O trabalho social, ajudar, faz parte na nossa ideologia há oitos anos, mesmo tempo que estou à frente do projeto. É um trabalho mensal e com recursos dos integrantes da torcida, cada um doa o que pode como alimento, embalagem, bebida (suco, água ou guaravita)”. Ainda lembra, “no próximo mês - setembro - será nossa festa de aniversário de 24 anos de existência em Campos; sua matriz é no Rio de Janeiro” – informou João.
Duas palavras: torcida organizada, quando mencionadas, é automaticamente relacionada a contextos negativos. Porém, além das festas nos estádios e comemorações dos clubes, elas possuem um lado social que a boa parte da sociedade desconhece, por meio do qual promovem projetos que se tornam presentes na rotina de seus torcedores e pessoas desconhecidas.
“É, a gente sabe que sempre teve essa visão, né? Mas, as coisas realmente mudaram muito. Hoje não tem mais espaço pra isso, pois procuramos fazer um trabalho social e tem festa nas arquibancadas, sim, porém estamos sempre fazer o bem sem olhar a quem”, finalizou o presidente.
Aproveitando o gancho, a jornalista da Rede Aurora, Rayra Gomes, realizou uma pesquisa de opinião pública por meio de questionário a pessoas do sexo feminino e masculino, entre 15 e 59 anos sobre torcida organizada nos estádios para os leitores.
Foi possível identificar que 82% delas torcem por algum time, na maioria, o Clube de Regatas Flamengo. Resultado que nos causou estranhamento por descobrir que ainda existem pessoas sem algum time do coração. Mas, a porcentagem é bem significante, sim. Mostra que o Brasileiro é apaixonado por futebol. Sobre ser a favor não da torcida organizada nos estádios, pouco mais da metade das opiniões são sim a favor. Os que votaram contra, justificaram a questão de muitas brigas e violência. Mas só 34% levariam seu filho (a) para assistir uma partida de futebol onde a torcida organizada se concentra. Segundo a nossa pesquisa, dos 82% dos torcedores, apenas 5% participam de alguma torcida organizada. Número que confronta com os quase 60% que são a favor da torcida.
Entretanto, os mesmos não participam e, 14% apenas conhecem a federação das torcidas organizadas Resultado baixo entendo em vista que, responderam ser a favor ainda desconhecem a organização. Neste questionário, descobrimos também, que a mesma torcida que promove guerra no futebol, é a mesma que lotam os estádios e dão uma força maior aos jogadores. Embora uns concordem e outros não, só 8% acreditam que essa violência pode acabar com exclusão da torcida organizada nos estádios