Teve quase tudo na noite de domingo (28) no Maracanã. O principal, pelo menos para a torcida do Fluminense, não veio: a vitória. Na abertura do Brasileirão, em jogo confuso e marcado por polêmicas de arbitragem e suspensão por queda de energia elétrica, o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Goiás, com gol marcado pelo zagueiro Rafael Vaz, de falta, já no último minuto.
O centro das atenções do jogo foi o árbitro Dewson Freitas. Ele utilizou o VAR duas vezes só na primeira etapa. Na primeira, aos 28 minutos, após pênalti assinalado em Bruno Silva, o assistente invalidou a jogada alegando impedimento. Após a revisão no vídeo, a arbitragem decidiu que ambas as marcações estavam incorretas e deu a posse de bola de volta para o Goiás.
Na segunda intervenção, já aos 45 minutos, o árbitro de vídeo viu pênalti após um toque no braço do zagueiro Yago. Dewson Freitas consultou a TV e confirmou a marcação. Quando Luciano partiu para a cobrança, um apagão. A energia elétrica do estádio sofreu uma queda por conta do vento forte e da chuva que se aproximava do Maracanã. Resultado: uma pausa de mais de 10 minutos.
Quando tudo finalmente se reestabeleceu, Luciano foi para a cobrança da penalidade, mas Tadeu fez a defesa. Enquanto os jogadores estavam nos vestiários para o intervalo, a chuva apertou, e a volta para o segundo tempo se deu em meio a diversas poças d'água no gramado.
Aos 25 minutos, as coisas pareciam clarear para o Flu. Everaldo arriscou de fora da área no canto do goleiro adversário para abrir o placar. Entretanto, após nova consulta ao VAR, Dewson Freitas anulou o gol alegando interferência de Luciano, que estava impedido no ato do chute.
O placar zerado ia se arrastando até que, aos 44 minutos, Rafael Vaz cobrou falta de forma rasteira, por baixo da barreira. Mesmo com Caio Henrique fazendo a proteção atrás dos tricolores, a bola ainda assim passou e enganou Rodolfo, garantindo a vitória dos visitantes: 1 a 0.
Agora, o Fluminense inicia uma sequência dura de jogos fora de casa no Brasileirão. O primeiro deles é já nesta quinta-feira (2), contra o Santos (SP). Em seguida, enfrenta o Grêmio (RS).