30/06/2021 às 08h43min - Atualizada em 30/06/2021 às 08h43min

Paraesporte retorna com atividades esportivas na UENF

A previsão é de que as aulas começam na nova casa, no próximo dia 22 de julho

Ascom
Dentro de 23 dias os alunos inscritos no Paraesporte, maior projeto público esportivo do Brasil, voltado para pessoas com deficiência, poderão retornar as atividades esportivas nas modalidades de iniciação desportiva, como natação, futebol de down e intelectual e vôlei de praia. O retorno do Paraesporte foi anunciado pelo Embaixador das Olímpiadas Especiais e fundador do projeto, Raphael Thuin e o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense- Uenf- Raul Palácio. As pessoas interessadas poderão fazer a inscrição a partir da próxima quarta-feira (8), das 9h às 16h, na quadra da Universidade.

Mãe do Nelson, Alessandra da Silva, estava ansiosa pelo retorno do Paraesporte - “ Você não tem ideia de como o esporte mudou a vida do meu filho. Ele que é autista levou muito tempo para tirar a fralda e foi depois que eu matriculei na aula de natação e o sonho dele ir para a aula de natação, que ajudou a deixar a fralda. Agora, saber que as aulas vão retornar é uma grande felicidade para nós, principalmente, porque este convívio proporcionou a inclusão e ao convívio com outras crianças. Ele também  é aluno da Apape  e temos acompanhando o desenvolvimento ” destacou Alessandra. 

O reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, professor Raul Palacio  destacou a importância da Uenf estar envolvida nesse processo junto às famílias que precisam do serviço do Paraesporte - “É um momento de oportunidade para todos e desde já, agradecemos esta possibilidade de atender as pessoas com deficiência de nossa cidade. Esse convívio ajudará com certeza a humanização de toda a comunidade acadêmica, além de fortalecer no processo de formação de nossos alunos. Além de mostrar que a Universidade está além do ensino, da pesquisa e da extensão. Revela, que temos um grande compromisso com a sociedade e com as pessoas com deficiência, ” finalizou Palacio.

Já o fundador do Paraesporte, Raphael Thuin, agradeceu a Uenf pela oportunidade de abrir as portas da Universidade para a retomada do projeto que chegou a atender cerca de 1.100 pessoas em Campos. “Hoje é dia histórico. Estamos de casa nova, em um espaço amplo e arborizado, pronto para atender as pessoas com deficiência e seus familiares, fazendo a inclusão e integrando à sociedade. Devolvendo, a essas crianças a esperança de treinar e poder participar de competições locais, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. É lógico que respeitando os protocolos de saúde e protegendo nossos alunos” concluiu Thuin. 

A coordenação do Projeto Paraesporte ficará sob a responsabilidade do professor de educação física, Fábio Coboski, que tem uma vasta experiência com a inclusão social e que vinha sendo cobrado pelos pais e responsáveis dos alunos pelo retorno das atividades. 

As inscrições poderão ser realizadas quartas e sexta-feiras, na quadra de Esporte da UENF, das 9h às 16h. No ato da inscrição é necessário apresentar cópia dos documentos de identidade do aluno e responsável, comprovante de residência, laudo médico e uma foto.

Desafio - Um dos maiores desafios da equipe técnica do Paraesporte é retomar as atividades esportivas para que possam participar dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, que vão acontecer, em Berlim, na Alemanha, em 2023. A equipe do Paraesporte de Campos participou em 2019, dos jogos Mundiais em Abu Dhabi, Emirados Árabes, de onde trouxe uma medalha de prata no futebol e uma de bronze no vôlei de praia. Participaram do evento, cerca de 9 mil atletas de 178 países.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp