O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou, na sessão de ontem (17), o adiamento, para 21 de junho, das eleições suplementares para prefeito e vice de Italva, no Noroeste do Estado, que estavam marcadas para 10 de maio.
O adiamento do pleito faz parte de um conjunto de medidas institucionais anunciadas elo TRE para ajudar a conter a propagação do coronavírus.
Com a mudança, outras datas do calendário das eleições suplementares do município terão que passar por adequações. No dia 30 de março, quando a corte volta a se reunir, o calendário eleitoral com as novas datas deverá ser divulgado.
Prefeita afastada
O presidente da Câmara de Vereadores de Italva, Alcirley Lima (PRP), foi empossado como prefeito interino no dia 18 de fevereiro. Alcirley assumiu a chefia do Executivo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afastar a prefeita Margareth do Joelson (PP) do cargo por compra de votos em 2016.
De acordo com a decisão, houve promessas de emprego e pagamento de exame médico para eleitores em troca de votos. O TSE determinou a realização de uma nova eleição na cidade. Margareth divulgou em sua rede social que vai recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF) e negou as acusações.