03/03/2020 às 14h56min - Atualizada em 03/03/2020 às 14h56min
Italva terá nova eleição para prefeito em 10 de maio
Chapa vencedora exercerá o mandato até 31 de dezembro deste ano.
G1
Reprodução O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) definiu, na sessão de segunda-feira (02), o calendário das eleições suplementares de Italva, no Noroeste Fluminense. A votação será no dia 10 de maio, e a chapa vencedora exercerá o mandato até 31 de dezembro deste ano.
Segundo o TRE, estão aptos a votar na eleição suplementar os eleitores em situação regular que já constavam do cadastro eleitoral como tendo domicilio eleitoral no município até 11 de dezembro de 2019.
A partir de 3 de abril, último dia para apresentar o registro de candidatura, a 141ª Zona Eleitoral, de Italva, irá funcionar em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 4 de abril. Os eleitos que tiverem as contas de campanha aprovadas devem ser diplomados até 1º de junho.
Prefeita afastada
O presidente da Câmara de Vereadores de Italva, Alcirley Lima (PRP), foi empossado como prefeito interino no dia 18 de fevereiro.
Alcirley assumiu a chefia do Executivo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afastar a prefeita Margareth do Joelson (PP) do cargo por compra de votos em 2016.
De acordo com a decisão, houve promessas de emprego e pagamento de exame médico para eleitores em troca de votos.
O TSE determinou a realização de uma nova eleição na cidade.
Margareth divulgou em sua rede social que vai recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF) e negou as acusações.