17/02/2020 às 14h48min - Atualizada em 18/02/2020 às 08h00min
Cano vence America, mantém liderança e fica a um empate de evitar queda
Gol de Cláudio Maradona no fim marca a vitória do Alvinegro.
FutRio
FutRio O Americano está muito perto de ser o "campeão" do Grupo X do Carioca. Neste domingo (16), o Alvinegro derrotou o America por 2 a 0 no Elcyr Resende de Mendonça em Saquarema, gols de Araruama (contra) e Cláudio Maradona, e reassumiu a liderança da chave. O time joga agora com um empate contra o Friburguense, na última rodada, para escapar do rebaixamento. Já o America está eliminado e terá que disputar o Grupo Z como nova chance de evitar a degola.
Diante de um cenário polêmico, com troca de mando de campo nas vésperas do jogo para viabilizar a utilização do VAR, o Americano se portou como mandante e partiu para cima. Cláudio Maradona teve uma grande chance pouco depois da parada técnica, mas parou em Deola, que fez ótima defesa.
Pouco depois, o America respondeu em cobrança de escanteio. Após desvio de Wallinson, Anderson Künzel perdeu o tempo da bola e desperdiçou o gol com a meta aberta na pequena área. Em seguida, o castigo: Alex Pixote cobrou falta e Araruama, ao tentar cortar, acabou marcando contra
No segundo tempo, o America voltou mais ofensivo, mas Patrick praticamente não trabalhou. Com pouca força no contra-ataque, o Americano ainda conseguiu ampliar o placar numa jogada incrível. Aos 40 minutos, Cláudio Maradona emendou um lindo chute quase da intermediária para dar números finais: 2 a 0.
O America ainda cumpre tabela no Grupo X: enfrenta o Nova Iguaçu, quarta (19), às 15h, no Laranjão. Já o Americano duela com o Friburguense no mesmo dia e horário em Cardoso Moreira. Quem vencer termina em primeiro do grupo e se livra do rebaixamento; o empate é do Cano. Já quem perder se junta a America e Nova no Grupo Z.