25/01/2020 às 12h29min - Atualizada em 25/01/2020 às 12h29min

Rios transbordam em cidades do Norte e Noroeste

Rio Muriaé já transborda em Itaperuana, Italva e Cardoso Moreira, Rio Itabapona transborda em Bom Jesus, e Rio Pomba transbordará na tarde deste sábado (25) em Pádua. Rio Paraíba do Sul pode ultrapassar os 8m em Campos

Redação
Reprodução
A forte e constante chuva que cai em parte da região Sudeste do país desde a última quinta-feira (23), já causa transtornos no Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Cidades como Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna no Noroeste, e Cardoso Moreira no Norte do Estado, estão com os níveis de seus rios já a cima da cota de transbordo e com diversos pontos de inundação.

Isto acontece pelo fato dos rios Itabapoana, Pomba e Muriaé que cortam essas mesorregiões do Rio de Janeiro, ter suas nascentes na Zona da Mata Mineira, onde chove muito desde o começo desta semana. Além das fortes chuvas que também caem no Estado contribuírem para a cheia destes rios e ainda causarem transtornos com alagamentos como registrados nesta semana.

Em Bom Jeusus do Itabapoana já são mais de 300 desalojados com a cheia do rio Itabapoana, que desde ontem (24) já tem ruas inundadas pelo rio e alagadas pelas chuvas. Em Laje do Muriaé, o mesmo também já acontece, e com a situação mais agravada devido à interdição da principal entrada da cidade pela RJ-116 que está tem trechos inundados.  

Segundo a Defesa Civil, o rio Muriaé está subindo 10cm por hora, e em Bom Jesus a cota de transbordo que é de 2,20m já ultrapassou para 4,10m desde a última medição, e a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) suspendeu o abastecimento de águas devido à submersão das bombas de captação.

Ainda no Noroeste, Itaperuna que teve ruas alagadas pelas chuvas na última quinta (23), agora tem ruas inundadas pelo rio Muriaé. Ruas da região central da cidade tal como de outros bairros ribeirinhos estão com o trânsito bloqueado, e a água já fez com que até mesmo a frota do Corpo de Bombeiros do município tenha sido transferida para outro local devido à inundação na base. Na cidade, o nível do rio está 0,25cm a cima da cota de transbordo e continua subindo neste sábado (25).

Em Italva o rio Muriaé transbordou às 21h de ontem (24), e os bairros mais afetados pela inundação são: Parque Industrial, Saudade e Boa Vista.

E já o Rio Pomba, transbordará na cidade de Santo Antônio de Pádua na tarde deste sábado (25), de acordo com a Defesa Civil do município, o rio está apenas 30cm para alcançar a cota de transbordo. Em um comunicado, a Prefeitura já emitiu o alerta máximo para os bairros Beira Rio, Carvalho e bairro Tavares.

E no Norte do Estado, em Cardoso Moreira o rio Muriaé marca 8,70m, 70cm a cima do nível de transbordo, e ruas dos bairros Centro, Porto das Barcas e Cachoeiro estão inundadas, e o rio ainda continua subindo.

Para a cidade de Campos dos Goytacazes, é esperado o aumento do nível do Rio Paraíba do Sul, já que todos os três rios citados são afluentes do Paraíba. No município a cota de transbordo é de 10,40m, e até o final da tarde deste sábado o nível do rio pode ultrapassar os 8m, e só entrará em estágio de alerta máximo após os 10m de nível.

Nas localidades de Três Vendas e Santo Eduardo no município de Campos, a Defesa Civil segue monitorando o Rio Muriaé, e até o momento três famílias estão desalojadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp