Cerca de 20 atletas do Paraesporte participam neste domingo (03), na praia do Bosque, em Rio das Ostras, do Torneio Águas Abertas e de Vôlei de Praia Unificado das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB). O objetivo é trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência intelectual, explicou o coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski. O evento vai reunir equipes de Campos, Rio das Ostras, Armação de Búzios e Cabo Frio.
Entre os atletas do Paraesporte, maior projeto público esportivo do país voltado para pessoas com deficiência, estão Kauan da Silva Ribeiro e Marcelo Gonçalves de Souza, o Fofão, que vão participar da prova de de 1.500 metros da natação. “É muito importante a participação deles, pois estão acostumados a nadar em piscina e lá será em mar aberto. Outra vantagem é que eles terão a oportunidade de superar seus limites e também é uma forma deles experimentarem algo novo”, destacou o técnico de natação do Paraesporte, Luiz Felipe Gomes de Almeida.
O Paraesporte também será representado por três equipes de vôlei de praia, sendo uma de feminina e duas masculinas. Este ano, o Paraesporte completou dois anos de implantação e ao longo desse período já atende a cerca de 1000 pessoas, em 11 modalidades esportivas. Em 2019, a equipe de vôlei de praia do Paraesporte foi vice-campeã nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais em Abu Dhabi.
"Sempre é um orgulho enorme poder participar dos eventos das Olimpíadas Especiais Brasil, instituição que é considerada a maior voltada para pessoas com deficiência intelectual. Além de ser muito gratificante ser um dos embaixadores e poder defender esta bandeira. O grupo do Paraesporte sempre estará engajado neste processo de inclusão e principalmente de melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Só tenho a parabenizar a OEB por tudo que tem feito ", destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes Raphael Thuin.