Não é de hoje que as soluções tecnológicas contribuem nos processos de diversos setores da economia. No agronegócio, isso não é exceção. Ao contrário do que muitos pensam, o agricultor tradicional não é uma barreira para o avanço tecnológico no campo. Na realidade, ele é o maior interessado na chamada Agricultura 4.0, que reúne dados e recursos voltados para a otimização de todas as etapas do ciclo produtivo.
O uso de satélites, Big Data, realidade aumentada e inteligência artificial já faz parte do dia a dia de muitas lavouras. Os resultados da implementação dessas novas tecnologias são bem expressivos: mais rentabilidade e produtividade, menos custos e maior agilidade e segurança no campo. No entanto, o desafio agora é outro: otimizar a experiência do agricultor com essas novas tecnologias.
Pensando nisso, a iCrop Irrigação de Alta Performance une inteligência humana e artificial para criar soluções que realmente agregam valor ao usuário. “Percebemos que o caminho para a transformação tecnológica no campo é entender qual é a real demanda do agricultor e, só depois, buscar as soluções para facilitar o trabalho de quem está diretamente ligado à rotina do campo”, explica André Boncompani, CEO da empresa.
Estas são algumas das soluções tecnológicas para alta performance da agricultura que vêm sendo desenvolvidas pela iCrop. A implementação dessas tecnologias, somada aos valiosos dados coletados pela empresa por meio do monitoramento de quase um milhão de hectares nos últimos três anos, levará a produção agrícola para um novo patamar. Tudo sempre focado na experiência do produtor, para que ele saiba exatamente o que acontece na sua propriedade, com agilidade, rapidez e praticidade nas tomadas de decisões.
Para debater o panorama de desenvolvimento e os desafios das transformações tecnológicas, André Boncompani estará presente no maior evento de transformação digital da América Latina. André participará do Painel de Debate “Ampliando a experiência do consumidor e otimizando processos com o uso de XR”, que acontece no próximo dia 31 de outubro, na Futurecom, em São Paulo. Com um time de profissionais que somam anos de experiência no mercado da tecnologia, o evento é uma oportunidade valiosa de debater as soluções para as principais dificuldades que diversos setores encontram na entrega de experiências ao consumidor por meio do uso da realidade aumentada e virtual.
Para o setor do agronegócio, um desses grandes desafios atualmente é a conectividade no campo. Ao utilizar soluções on-line, que levam tecnologias em tempo real, é necessário que o agricultor tenha conectividade em todo o campo, o que geralmente não acontece nas grandes áreas rurais. Mas enquanto essa questão não é resolvida, a saída encontrada por diversas empresas é investir em tecnologias que trabalham off-line, superando as barreiras da falta de conectividade.
Esse é o caso do aplicativo de realidade aumentada iCrop, que, entre outras funções, utiliza o lançamento de dados off-line. Ele permite que as informações sejam lançadas direto do campo, mesmo distante da sede da fazenda, de forma prática, funcional e acessível inclusive para usuários com pouca ou nenhuma habilidade com dispositivos móveis. “Nosso aplicativo é completamente focado na experiência do irrigante e na facilidade, para que qualquer um dentro da fazenda entenda e decida a irrigação de forma rápida, prática e sem consultas a tabelas, como era feito antes”, afirma Boncompani.