A Ginástica Rítmica é uma atividade que mescla dança, música e movimentos corporais precisos. Reconhecido como esporte apenas em 1961 - pela Federação Internacional de Ginástica - a modalidade encanta e arranca suspiros devido à sua beleza e elegância. Para praticá-la é preciso agilidade, flexibilidade, velocidade, força, criatividade e, é claro, vontade de aprender.
Características
Oriunda da ginástica tradicional, a Ginástica Rítmica surgiu no começo dos anos 20, quando as escolas tradicionais de Ginástica Artística começaram a adicionar música em suas apresentações. O termo "rítmica" vem daí, do fato dos movimentos das ginastas serem regidos pelo compasso da música.
Ela é caracterizada pelo uso de alguns acessórios, como corda, bola, maças e fita - o item mais popular e associado à modalidade.
Os movimentos básicos do esporte - que compõem a apresentação - podem ser realizados com o auxílio dos acessórios. Eles incluem girar em torno de um eixo (chamado "pivô"), realizar movimentos ondulatórios (chamado "onda"), equilibrar-se em um pé só e esticar o outro pé para cima, na altura da cabeça (chamado "equilíbrio") e rotacionar as maças em volta do próprio corpo (chamado "véu").
Jogos Olímpicos
A Ginástica Rítmica participa dos Jogos Olímpicos desde 1984 na modalidade individual e desde 1996 na modalidade em equipe - compostas por cinco participantes. As apresentações são uma vez com o mesmo acessório e outra com acessórios distintos, combinando-os. Já para a disputa individual, as competidoras devem fazer quatro séries, cada uma com um acessório diferente.
O julgamento é feito levando em conta a fluidez dos movimentos, a dificuldade, o manejo da ginasta com os aparelhos, sua performance e, ainda, a expressividade artística dos movimentos. Na modalidade em equipe o entrosamento das participantes durante a apresentação também é avaliado.
Curiosidade: para quem imaginou uma apresentação longa, demorada, se enganou! Na modalidade individual a apresentação leva, aproximadamente, 75 segundos! Um pouquinho mais de um minuto. Já nas apresentações em equipe a médica é de 150 segundos, dois minutos e meio!
Meninos podem praticar?
Claro! Embora nos jogos olímpicos a modalidade seja disputada apenas por mulheres, o esporte também pode ser praticado por homens. Tradicionalmente, as equipes masculinas se focam mais no treinamento e no desenvolvimento da força e não utilizam a fita, no entanto a beleza do esporte continua presente!
Benefícios
Os benefícios da Ginástica Rítmica são inúmeros. Além de melhorar a capacidade respiratória e a qualidade de vida, o esporte também ajuda no condicionamento físico e na flexibilidade.
Além disso, não se engane pela beleza e singularidade das apresentações. Para alcançar esses resultados, os atletas precisam treinar muito! Por isso, além de encher os olhos de quem assiste, praticar Ginástica Rítmica também ajuda a desenvolver a persistência e resiliência nas crianças.