04/10/2019 às 15h07min - Atualizada em 04/10/2019 às 15h07min

Feira Agroecológica da ITEP/UENF no Restaurante Universitário

Mais do que um espaço de comercialização, uma sala de aula

Wesley Machado
Wesley Machado
Nesta quinta-feira (03) foi realizada mais uma Feira Agroecológica na saída do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Na feira, organizada pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da UENF, são comercializados produtos dos assentamentos Josué de Castro em Morro do Coco, Oziel Alves em Cambaíba e Zumbi dos Palmares na Usina São João, os três do município de Campos dos Goytacazes-RJ, além da participação de uma produtora da localidade Barra do Itabapoana em São Francisco do Itabapoana-RJ.
 
A Feira Agroecológica conta com comercialização de frutas como mamão, banana, manga, tomatinho; e legumes, alguns deles processados; bem como batata doce; abóbora; ovos; bolos; cocadas; geleias; farinha de mandioca; farinha de tapioca; pimenta; temperos verdes, como alface, couve, coentro, rúcula; entre outros produtos agroecológicos.
 
O agricultor Carlos Renato de Queiroz, de 38 anos, participa da Feira Agroecológica há dois anos. Ele comenta sobre a importância da feira: “Esta feira para a gente além do escoamento é um aprendizado. Nós ensinamos aos nossos consumidores sobre agroecologia sem produto químico e isto aqui se torna uma sala de aula porque também aprendemos muito com eles. Tem a questão financeira, mas a troca de conhecimento com os consumidores é a melhor parte”, afirmou Carlos Renato, destacando um dos pontos centrais da Economia Solidária, que é a questão social.
 
O professor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF, Gilberto Albuquerque, que foi pela primeira vez à feira no Restaurante Universitário, comprou um mel. “Não sabia que tinha aqui no Bandejão. Antes era no P5. Ideia excelente. É difícil de achar produto orgânico facilmente e o produto agrícola é mais barato, sem contar que é sem agrotóxico”, disse Gilberto.
 
O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Faria, comprou ovos e não foi a primeira vez que foi à feira na UENF: “Importante valorizar o pequeno produtor, que tem um produto na maior parte das vezes mais puro”, considerou Roberto.
 
A Feira Agroecológica da ITEP/UENF no Restaurante Universitário é realizada às quintas-feiras das 9h às 14h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp