01/10/2019 às 16h59min - Atualizada em 02/10/2019 às 10h11min

A influência da tecnologia na tomada de decisões empresariais

A tomada de decisões empresariais é um processo de suma importância que pode ser capaz de alavancar ou prejudicar o negócio e soluções tecnológicas estão diretamente ligadas a este processo

DINO
https://www.efcaz.com.br/
Reprodução

Mudanças tecnológicas atravessam a maioria das ações humanas, e não é diferente no universo empresarial.

Vive-se em um mundo que é, em grande parte, operado pelo virtual. Nota-se, por exemplo, que empresas como o Google - com seu rankeamento de busca e poderoso sistema de inteligência artificial - foi capaz de se transformar em um grande centro de propagação de marcas que são capazes de aliar conteúdo e marketing direcionado aos seus públicos-alvo.

No escopo das grandes empresas, a tecnologia se tornou a base de novas formas de criar grandes impérios, com Startups que surgiram pequenas e transformaram a paisagem do consumo de bens e serviços - alguns nomes como Google, Facebook, NuBank, Netflix, Spotify e Uber exemplificam esse fenômeno.

Já para as pequenas empresas, a tecnologia tem adquirido cada vez mais importância, no uso de ferramentas de gestão, comunicação e organização, capazes de diminuir custos, agilizar processos e, finalmente, garantir uma competitividade acirrada com negócios de largo escopo.

Além disso, o uso adequado da tecnologia em decisões empresariais pode garantir um espaço de competitividade para pequenas empresas que disputam com gigantes já consolidadas.

Impacto da tecnologia nos custos operacionais das empresas

Muitas das atividades empresariais cotidianas, que antes necessitavam de processos burocráticos e custos no deslocamento de funcionários, agora utilizam a tecnologia como uma forma de criar uma operação com custos enxutos, condizentes com o orçamento disponível.

Um dos maiores fatores tecnológicos que possibilitam essa evolução é a possibilidade de automatizar funções de escritório, especialmente no armazenamento de registros - como lista de pagamentos e contabilidades. Da mesma forma, o uso de celulares e tecnologia de armazenamento na nuvem, possibilitam a sincronização e atualização imediata dos gastos e ações de representantes e funcionários que trabalham em regime home office.

Esse tipo de solução é fundamental para que empresas de pequeno porte possam adquirir maior alcance, com o uso inteligente dos recursos financeiros.

A tecnologia ajuda no aumento e no supervisionamento da produtividade dos funcionários

Para um gestor empresarial, algumas decisões podem ser tomadas apenas a partir da análise de métricas de produtividade de suas equipes. Assim, novas decisões podem ser tomadas de maneira inteligente e bem fundamentada, em uma velocidade ímpar.

O uso de softwares específicos para coordenar a produtividade, permite que tanto procedimentos de sucesso quanto os problemáticos possam ser reconhecidos em tempo real, proporcionando ações preventivas e direcionadas, evitando dispêndio desnecessário de dinheiro e energia.

Usando esses sistemas online, os supervisores podem criar objetivos definidos e realmente palpáveis, ajudando a aumentar a integração das equipes em direção aos ideais da empresa.

Nesse caso, uma das decisões mais importantes na gestão empresarial pode ser: expandir a operação por meio do investimento em mais funcionários ou apostando no uso da tecnologia?

Integração da empresa em novas formas de trabalho

A paisagem do mundo do trabalho foi totalmente modificada pelo crescimento exponencial da Internet. Hoje em dia, a distância física não é um empecilho para que profissionais sejam contratados em qualquer lugar do mundo. Reuniões são feitas por videoconferência, tabelas de produtividade são compartilhadas na nuvem e contratos possuem validade assegurada por assinaturas digitais.

Esse contexto está alimentando um interesse crescente para profissionais interessados em trabalhar em home office e em regimes alternativos de trabalho. Isso é uma excelente oportunidade para empresas que buscam eficiência e diminuir a necessidade de grandes espaços físicos em suas sedes.

Além disso, o regime de trabalho em home office pode significar uma operação mais sustentável, sem a necessidade do deslocamento diário de funcionários em grandes cidades.

Globalização da base de consumo e de colaborações

Na hora de decidir por quais meios expandir um negócio, a tecnologia pode ser uma grande facilitadora. Uma pequena empresa, por exemplo, pode ver seus negócios restritos por se configurar como uma operação de pequeno porte, focalizando especialmente em mercados regionais e específicos. Com o uso inteligente da tecnologia, a base de consumo pode crescer em diversas direções, até mesmo internacionais;

Hoje em dia, o público reconhece que a empresa localizada mais perto não exatamente oferecerá o melhor custo benefício. No contraponto, as decisões empresariais podem ser baseadas em ações direcionadas para locais e plataformas com melhor reação. Isso significa a possibilidade de uma pequena empresa expandir seu quadro de consumidores para outras regiões e países, utilizando apps, coordenando parcerias internacionais e articulando um networking realmente eficaz.

Nesse escopo, a criação de um quadro globalizado de colaborações e terceirizações é um fator imprescindível do uso da tecnologia para soluções empresariais. O mesmo pode ser dito na gestão de fornecedores, por exemplo.

Uma solução nacional é promovida pela startup EFCAZ, que criou um sistema desenhado especialmente para facilitar a organização e gestão de contratos, bem como a qualificação e atualização dos dados. A ideia é que tomada de decisões de uma empresa pode ser decisivamente acelerada a partir de uma gestão inteligente da certificação e homologação de parcerias e fornecedores. O sistema da EFCAZ oferece um painel gerencial moderno, com sistema de virtualização de documentos e assinatura digital.

O impacto da tecnologia na tomada de decisões empresariais depende de seu uso

Tanto na vida pessoal quanto no mundo empresarial, a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta mais do que um fim.

As faces que apresentamos são baseadas no uso inteligente que empresas de grande e pequeno porte tem feito de soluções tecnológicas. No entanto, considera-se que adotar a tecnologia como uma parceira no processo é um passo inevitável para evitar a obsolescência e garantir um espaço de respeito no mundo dos negócios contemporâneo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp