Segundo dados do Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em maio de 2018 o número de inadimplentes no país chegou a 63,29 milhões, significando um aumento de 2,78% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Perante o mercado, estar inadimplente é o equivalente ao popular “nome sujo”. Aqueles que se encontram nessa posição têm dificuldades para realizar financiamentos e obter créditos pessoais, seja por meio de empréstimos ou cartões de crédito.
Além da crise que assola o Brasil desde 2014 - e começa a apresentar sinais de melhoria somente agora - outro motivo que pode ser decisivo para acumular dívidas são os juros abusivos. “Quando uma conta é paga com atraso, gera juros e multa. Isso pode fazer com que o valor fique muito maior” comenta Leonardo Casellato, sócio-fundador da Novo Ideal Consultoria, empresa especializada em refinanciamento de dívidas e revisão de juros abusivos.
Casellato ainda diz que, diante dessa situação, o devedor acaba entrando em uma conta sem fim. “Começam a ser somados juros acima de juros. Quando percebemos, a conta virou uma bola de neve e, sem possibilidade de negociação, o mais provável é que exista a desistência do pagamento”, ressalta.
Como sair das dívidas
Para conseguir um melhor acordo e até mesmo entender se uma cobrança está sendo justa, a melhor saída é contar com especialistas da área. As leis são extremamente complexas e é preciso expertise para entender a situação de ponta a ponta.
A Novo Ideal Consultoria auxilia em diversos pilares nesse momento. Com auxílio de uma equipe preparada, é possível não somente rever os juros de contas, mas também prevenir busca e apreensão de veículos por meio de negociações.
Além disso, dívidas de cartões de crédito e empréstimos também estão sempre no radar - é feito um planejamento para que seja possível entender se é considerável negociar a quitação, rever multas e cobranças indevidas ou até mesmo refinanciar.
É possível conseguir redução de até 75% no valor das dívidas e, assim, retomar a elegibilidade aos programas de crédito. Mais informações em: www.novoidealconsultoria.com.br