03/01/2025 às 07h12min - Atualizada em 03/01/2025 às 07h12min
Prefeitura de Campos suspende contratos de agentes de endemias
- Redação
Entre as medidas de austeridade publicadas em Diário Oficial desta quinta-feira (2), está a portaria conjunta da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e Secretaria Municipal de Saúde nº 01, de 30 de dezembro de 2024. O documento estabelece a suspensão dos contratos dos 132 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) oriundos do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2024. A medida começou a valer no dia 1º de janeiro.
Segundo a Prefeitura, a suspensão é válida por 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período. Também pode ser revogada a qualquer tempo, caso o Ministério da Saúde atenda à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde — para ampliação do teto do quantitativo de Agentes de Combate às Endemias de 217 para 580 profissionais.
Ainda segundo a Prefeitura, o município não recebe repasse da Assistência Financeira Complementar da União aos Agentes de Combate às Endemias – AFC suficientes para um quantitativo maior que o teto estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A interrupção dos contratos em um momento crítico de chuvas, somada à incapacidade de alcançar avanços concretos junto ao Governo Federal, reflete uma gestão ineficiente. Embora tenha recebido o apoio da maioria dos eleitores campistas, o prefeito Wladimir Garotinho prova que sucesso nas urnas não equivale a habilidade no governo. O descuido com políticas públicas fundamentais, como o combate às endemias, compromete sua gestão.
Em caso de dúvidas sobre a suspensão, os ACEs oriundos do processo seletivo podem entrar em contato por telefone (22) 98173-0115 e agendar atendimento no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde (RH/SMS).
Com informações Prefeitura de Campos e Campos 360 News