Visando apoiar os produtores rurais do município de São João da Barra, principalmente os do 5º Distrito, a Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta terça-feira (27), requerimento sugerindo à Secretaria de Agricultura que faça um estudo para tentar viabilizar a criação de uma cooperativa para que os produtores possam escoar os seus produtos sem precisar passar pela figura do atravessador.
A matéria foi proposta pelo vereador Gerson Crispim (Gersinho). Segundo ele, o município se destaca pela produção de quiabo, maxixe, jiló, batata doce, pimentão e abacaxi. "Os produtores trabalham muito, mas ganham pouco, porque a mercadoria sai daqui sem preço e o valor do produtor só é tirado após a venda, ficando o lucro quase todo na mão do atravessador", explicou.
Luz - Na sessão, duas proposições foram direcionadas à Enel. Uma de Aluizio Siqueira, solicitando a instalação da rede de energia elétrica com colocação de postes na Rua Francisco Pereira Gomes, prolongamento do bairro Jardim das Palmeiras (Atafona); e a outra, de Eziel Pedro da Silva, que pediu a extensão da rede de energia elétrica de baixa tensão no trecho de rua conhecido como Estrada do Cacau e na Rua Benacy Ribeiro, em Sabonete.
Franquis Arêas requereu à Secretaria de Saúde, a aquisição de um tomógrafo para o município. E também sugeriu a construção de uma ciclovia de Atafona até Grussaí. A vereadora Sônia Pereira (Soninha) solicitou a abertura da Rua Francebilio Nunes (que passou por desafetação conforme a lei nº 165/2010) em Atafona. Manoel Francisco Barreto (Chico da Quixaba) cobrou a colocação de quebra-molas ou tachões na Rua Principal de Quixaba.
Ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Aluizio Siqueira requereu uma operação tapa buracos na estrada RJ 240, incluindo o recapeamento asfáltico no trecho entre Azeitona, Capela de São Pedro até a chegada do Açu. O vereador Alex Firme, por meio de indicação, propôs ao município, a aquisição do casarão da família Graça, na Sede, para ser utilizado como espaço cultural.