16/12/2023 às 08h49min - Atualizada em 16/12/2023 às 08h49min

Campos retoma aplicação das vacinas infantis a partir deste sábado

Também segue disponível dose de reforço da vacina bivalente para idosos acima de 60 anos e para pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais

- Redação
PMCG
A vacinação infantil contra a Covid-19 será retomada a partir deste final de semana em Campos. Também acontece a aplicação da vacina bivalente para o público específico e dos imunizantes do calendário de rotina da criança, adolescentes, adultos e idosos. Neste sábado (16) e domingo (17), a vacinação acontece exclusivamente na sede da secretaria Municipal de Saúde, Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Travessão e na Clínica da Criança. O atendimento é das 8h às 17h.

Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão receber as três doses da Pfizer Baby e devem respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose. Para receber a 3ª dose, o prazo é de, no mínimo, oito semanas. Já àquelas que têm entre 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias imunização são três doses da Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas. A 3ª dose deve ser administrada quatro meses após a 2ª. Todas as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis legais.

A pessoas com idades entre 12 e 59 anos que estão poderão receber uma dose de reforço da vacina Pfizer bivalente. Para receber o imunizante, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses das vacinas monovalentes - Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer - há pelo menos quatro meses.

Todos os idosos acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas com mais de 12 anos, independentemente da situação vacinal, devem receber a 2ª dose da vacina bivalente. Para aqueles que já tenham iniciado ou completado esquemas anteriores o intervalo mínimo é de seis meses.

São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias; crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2 mg por mais de 14 dias até 10 kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

Pelo calendário de rotina, pessoas com idade a partir dos 2 meses de vida também poderão atualizar a caderneta de rotina com os seguintes imunizantes: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio Inativada (VIP), Pólio Oral (VOP), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Difteria e Tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e Febre Amarela. Também será aplicada a vacina Influenza, que previne contra a gripe, para todas as pessoas acima dos 6 meses de vida.

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes. No caso das pessoas imunocomprometidas, além dos documentos já citados, é necessário levar o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp