02/11/2023 às 09h39min - Atualizada em 02/11/2023 às 09h39min

​Canão retoma futebol feminino e estreia na Copa Norte e Noroeste com goleada

Jornal Aurora - Redação
Ascom
Luana Pessanha
O Americano tem DNA de clube revelador de valores para o futebol. A volta das atividades nas categorias de base identificou procura considerável de meninas querendo jogar bola. Após a demanda, o clube decidiu voltar com o futebol feminino.

”Muito bacana essa visão do Americano em acreditar no futebol feminino. É a oportunidade incrível para meninas e mulheres que estão iniciando e retornando ao futebol realizarem seus sonhos, terem confiança e superarem o preconceito de gênero", enalteceu a goleira e lateral-esquerda, Mayra Louvain.

Nas duas últimas semanas, o Canão promoveu avaliação feminina visando descobrir talentos e, assim, montar o plantel. Cerca de 52 meninas participaram; dentre elas, 31 foram aprovadas. Elas foram inscritas na Copa Norte e Noroeste 2023 e deram um show na estreia: 4 a 0 em cima do Juventude com gols de Mariana (3) e Giovana (1).

Mariana de Souza, 17 anos, atacante, falou com alegria da importância de o Alvinegro Campista abrir as portas para o futebol feminino. “Fiquei feliz em saber que o Americano está dando oportunidades âs meninas que almejam ser jogadoras sem precisar buscar clubes em outros municípios. Muitas delas não têm condições financeiras para sair da cidade. Assim, o Cano  possibilita a realização dos nossos sonhos sem os deslocamentos cansativos e dispendiosos”, disse.

“A importância do futebol feminino ajuda a diminuir a discriminação e a violência de gênero; também criar um ambiente mais inclusivo para as mulheres em todas as áreas da sociedade”, acrescentou Mariana, artilheira da estreia.

Competição - A Copa Norte e Noroeste 2023 tem a participação de cinco equipes: Americano, Cobreloas, Independente, Juventude e Tigres. Serão cinco rodadas e todas se enfrentarão em turno único. Os dois times com a maior pontuação se classificam à final.

Avaliações, dois treinos e primeira vitória

Segundo o treinador Guilherme Júnior, a formação do time começou assim que terminaram as avaliações. “Realizamos dois dias de treinos com as meninas aprovadas para fazer o primeiro confronto. Embora o tempo tenha sido curto, elas assimilaram bem as orientações táticas, técnicas e conseguiram executar com excelência no duelo”.

O comandante Alvinegro falou também sobre a sequência do trabalho e expectativas futuras. “Sabemos que há muito o que evoluir. Por isso, estamos trabalhando forte para alcançar essa meta. Temos um intervalo até a próxima partida; então vamos aproveitar, treinar forte e ter melhor desempenho. Se Deus quiser, e ELE quer, chegaremos na final”, finalizou Guilherme.

As Alvinegras treinam as terças e quintas, das 15h às 17h, no Campo do Ipiranga. O próximo compromisso será dia 12 deste novembro. O local e horário ainda serão definidos.

Curiosidade – O Glorioso teve o primeiro time formado por mulheres antes da modalidade ser liberada no Brasil. A prática era proibida, mas o Americano tinha sua equipe formada. Isso, provavelmente, nos anos 1930/1940.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp