22/06/2023 às 17h11min - Atualizada em 23/06/2023 às 00h04min

Especialista comenta como o vinho pode ser um aliado durante as baixas temperaturas do inverno

O sommelier Bruno Porto fala como as propriedades da bebida são favoráveis para superar o frio

SALA DA NOTÍCIA Dmitry Juan Silva Barreto Goes
Arquivo pessoal
 

Conhecida como a estação mais charmosa do ano, o inverno — que começou no último dia 21 e vai até 23 de setembro — traz consigo algumas práticas para auxiliar as pessoas a vencerem as temperaturas baixas comuns durante este período. Entre as principais formas estão as refeições mais quentes, que, por muitos, são acompanhadas do consumo do vinho.

 

Além da bebida estar entre as preferidas dos consumidores brasileiros, ela também ajuda a deixar o ambiente harmonioso e aumenta a temperatura corporal. De acordo com uma pesquisa realizada pelo clube de assinatura Wine, em parceria com o MindMiners, mostra que a bebida é a preferida de 49% dos consumidores nacionais e que, 43% deles, escolhem o vinho para um jantar especial ou quando recebem convidados em casa.

 

Para o especialista em vinhos Bruno Porto, CEO do Sommelier Instituto, a bebida é uma das principais opções para contribuir com um momento de romantismo ou de descontração durante as baixas temperaturas provocadas pelo inverno. Segundo ele, as propriedades da bebida ajuda a criar uma sensação agradável durante o frio.

 

“Costumeiramente, o vinho é uma bebida com teor alcoólico e isso faz com que ele cumpra a função de vasodilatador, ou seja, aumenta o nível de circulação de sangue no corpo, o que gera a elevação da temperatura interna do indivíduo. Considero esta, a melhor opção durante as refeições neste período; ele deixa tudo mais aconchegante”, explicou.

 

Segundo o sommelier, para quem busca esta alternativa para superar as baixas temperaturas, alguns rótulos estão entre os mais procurados. “Os vinhos argentinos da uva Malbec e Syrah; o chileno Cabernet Sauvignon são os mais indicados para estes efeitos. Ainda como opções colocaria também a Tempranillo, Tannat, Merlot, Cabernet Franc e o Petit Verdot”, sugere Bruno.

 

Já para aqueles que não curtem vinhos tintos ou alcoólicos, o especialista sugere a harmonização focada mais nos pratos escolhidos para compor a noite. “As refeições mais quentes como, por exemplo, fondue de queijo, as pizzas, rizzoto ou até, a amada por muitos, feijoada são muito gostosos para serem consumidos com os vinhos disponíveis no mercado brasileiro, seja ele qual for”, completou Bruno Porto.




 


 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp