13/06/2023 às 08h56min - Atualizada em 14/06/2023 às 00h02min

Menina britânica é morta a tiros na França por ‘vizinho que reclamou de barulho e corte de árvores’

SALA DA NOTÍCIA Joao Paulo Santos Ribeiro

Aposentado preso após estudante britânica ser morta a tiros na França em meio a disputa de vizinhos

Um aposentado foi preso depois que uma estudante britânica foi assassinada a tiros na França, em um incidente que aparentemente está relacionado a uma longa disputa com a família vizinha. Os detalhes sobre a preparação para o ataque ocorrido no último sábado vieram à tona após a morte da criança de 11 anos, identificada como Solenne Thornton pelas autoridades francesas.

O trágico incidente ocorreu enquanto os pais de Solenne desfrutavam de um churrasco em família na pequena vila de Saint-Herbot, quando foram baleados. O pai da vítima, Adrien Thornton, está em estado crítico, enquanto sua mãe, Rachel, também ficou ferida.

A irmã de Solenne, Celeste, presenciou horrorizada quando seu irmão mais velho foi atingido por disparos enquanto brincava no balanço. A criança de oito anos fugiu da cena em desespero, gritando: "Minha irmã está morta, minha irmã está morta".

A polícia francesa iniciou uma investigação por assassinato de uma criança com menos de 15 anos e duas tentativas de homicídio. Um homem holandês de 71 anos, cuja identidade não foi revelada, está sob custódia juntamente com sua esposa, após terem sido detidos por policiais armados.

O Grupo de Intervenção Nacional da Gendarmaria (GIGN) foi chamado para auxiliar a polícia local durante o incidente fatal. Segundo uma fonte, "o atirador se trancou em sua casa após o tiroteio, resultando em um breve cerco. Após negociações, o suspeito se entregou sem resistência e foi preso juntamente com sua esposa. Ele se aposentou em Saint-Herbot há cerca de seis anos".

Marguerite Bleuzen, prefeita de Plonévez-du-Faou, revelou que havia "alguns problemas com uma disputa de vizinhos" entre as duas famílias desde pelo menos 2020. Moradores locais afirmaram que o aposentado já havia ameaçado a família com um rifle .22 conhecido como 'carabina 22' no ano passado.

"Essa é a mesma disputa de três anos atrás - a polícia foi chamada porque ele estava ameaçando a família com sua arma", disse um morador não identificado. "As duas famílias sempre discutiam, e a presença do rifle intensificava a situação, mas ninguém nunca acreditou que ele realmente o usaria".

A arma utilizada no incidente era um rifle colt 44 de caça licenciado, e não foram feitos esforços pela polícia ou funcionários do conselho para confiscá-la.

O homem holandês, cuja esposa era descrita como uma "vizinha simpática que cumprimentava as pessoas", era conhecido por ser grosseiro e recluso, e frequentemente reclamava da família cortando árvores para dar lugar a equipamentos de recreação infantil, como balanços.

"Ele também ficava irritado com o barulho que a família fazia, mesmo que não incomodasse ninguém mais - eram principalmente crianças se divertindo", relatou um morador.

Após uma intervenção oficial ocorrida três anos atrás, não houve "nenhuma emergência", mas a prefeita Bleuzen estava ciente de que as discussões continuavam fervendo.

"Eu e meus colegas deputados interviemos quando fomos eleitos", disse ela. "Havia um problema com o terreno ao redor de suas propriedades e com a poluição sonora, e tudo começou a partir daí. Acredito que todos eles enfrentaram dificuldades em se relacionar."

Bleuzen acrescentou: "A família era bem conhecida e apreciada. Todos os anos, há uma festa na aldeia e eles sempre participavam. É incompreensível que tenham atirado em uma criança. Ninguém consegue entender como isso pôde acontecer."

Todos os membros da família Thornton estavam no jardim de sua propriedade quando os disparos ocorreram por volta das 21h de sábado. Eles residiam na propriedade, uma antiga serraria próxima à Igreja Católica local, há cerca de cinco anos.

O Sr. Thornton era amplamente conhecido na vila e região por sua habilidade em trabalhos de bricolagem, enquanto a Sra. Thornton trabalhava como empregada doméstica. Acredita-se que Solenne fosse aluna do Colégio Jean Jaurès, na cidade de Huelgoat.

A promotora de Quimper, Carine Halley, afirmou: "Uma investigação foi aberta por assassinato de um menor de 15 anos e duas tentativas de assassinato".

Ela também informou que acredita-se que os Thorntons sejam originalmente da área de Manchester.

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido declarou estar ciente do tiroteio e oferecerá "assistência consular" conforme necessário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp