Nesta segunda-feira (12), a Fundação do Livro e Leitura abre processo seletivo para vagas de monitores da 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 12 a 20 de agosto deste ano. As vagas são destinadas a pessoas com mais de 18 anos com ou sem experiência e garantem remuneração aos selecionados.
A função principal dos monitores da FIL é o contato direto com o público, colaborando assim na realização do evento. A equipe ficará responsável por orientar os visitantes nos diversos locais da feira e a informar sobre a programação, além de dar apoio a serviços gerais do evento. Os candidatos selecionados passarão por um treinamento específico com as equipes de produção e de Recursos Humanos da feira do livro, e receberão orientações sobre o formato, atividades do evento e o padrão de atendimento ao público.
Considerado um dos mais importantes eventos literários no cenário nacional e, desde 2021, no cenário internacional, a FIL atrai, a cada edição, milhares de pessoas interessadas na promoção do livro e da leitura e também das diversas manifestações artísticas, por conta da extensa programação voltada a todas as idades. Por isso, o evento é uma oportunidade para quem tem interesse ou potencial para atuar no setor cultural.
Como tendência de RH no mercado contemporâneo, a Fundação opta por um processo seletivo que visa valorizar a diversidade dos perfis e faixas etárias, como também abre espaço para aposentados que tenham interesse em vivenciar a experiência da atuação profissional em eventos culturais. Além disso, a instituição visa propiciar a experiência do primeiro emprego, colocando em prática outro aspecto importante do evento: o socioeconômico, já que a feira do livro é um dos principais do país a fomentar a economia criativa.
A superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, explica que garantir a diversidade – tanto na programação, quanto na equipe envolvida – tem sido um ponto fundamental na gestão da Fundação do Livro e Leitura em seus diferentes projetos culturais. “Também queremos contribuir com a população oferecendo vagas efetivas de emprego, para que a FIL possa estimular positivamente o mercado econômico local”, acrescenta Viviane.
Os interessados em participar do processo de seleção devem encaminhar seus currículos para o e-mail:
[email protected], aos cuidados de Paula Julião | Recursos Humanos.
SERVIÇO: Processo de Seleção de Monitores para a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
Data: Inscrições abertas a partir de 12 de junho
E-mail para envio de currículos:
[email protected] A/C de Paula Julião | Recursos Humanos
Endereço da Fundação do Livro e Leitura: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América – Ribeirão Preto
Informações: (16) 3911-1050
Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto A 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em sete locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal, SESC Ribeirão Preto e RibeirãoShopping e também prevê atividades on-line.
Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).
Entre as novidades da 22º FIL está o “Cheque Livro”, de volta para estudantes de escolas municipais e estaduais. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.
Sobre a Fundação A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.