09/06/2023 às 11h05min - Atualizada em 12/06/2023 às 00h00min

Estreia em Santos [SP] o espetáculo "Quando Mataram Os Meus", reflexão sobre 100 anos de enlutamento no país

Projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAc nº 01/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de SP

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
Bete Nagô / Divulgação
Ao entrelaçar histórias que marcam quase 100 anos de enlutamento não humanizado de grande parte da população brasileira, o espetáculo teatral Quando Mataram Os Meus”, interpretado por Maria Sil e dirigido por Miriam Vieira - que juntas assinam a dramaturgia - traz ao palco uma reflexão sobre o racismo estrutural, a desigualdade social e a incessante busca por justiça destas famílias e comunidades, em sua maioria periféricas.

O monólogo estreia em Santos (SP), nos dias 10 e 11 de junho, sábado e domingo, com sessões às 20h no Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Em seguida, cumpre temporada em mais duas cidades da região metropolitana da Baixada Santista: Cubatão (SP) - dias 16 e 17 de junho, no Teatro do Kaos - e São Vicente (SP) - dias 24 e 25 de junho, no espaço Equipe Plataforma.

Todas as apresentações são gratuitas, mediante retirada de ingressos uma hora antes da sessão, nos respectivos locais, todos com 60 lugares. A classificação etária é 16 anos. Após cada apresentação, haverá um bate-papo do público com a atriz e a diretora.

O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAc nº 01/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.

O ponto de partida da montagem remete às comunidades ribeirinhas brasileiras da década de 1930. Ao lembrar que na época os velórios ocorriam nas próprias casas, a atriz recria uma de suas primeiras memórias afetivas - a relação com a própria avó, lavradora rural, empregada doméstica e vendedora de temperos e bananas.

“Ela contava que na comunidade em que morava, sempre que alguém estava para morrer, outra pessoa avistava a morte sobre as águas. Dizia que a morte vinha de canoa, pelas águas do Rio Ribeira”, resume.
Dentre os temas trazidos à cena pela obra, o olhar sobre as mortes por Covid-19, em especial da população negra, assume um papel central. Segundo dados do Mapa da Desigualdade de 2021, publicado pela Rede Nossa São Paulo, negros morreram mais pela doença, mesmo nos bairros mais ricos da capital paulista.

Para tanto, Maria Sil, uma travesti branca, reflete sobre a perda da mãe, Vani dos Santos, mulher preta, vítima da pandemia da Covid-19, em meio à desinformação e negligência então praticadas pelo Estado brasileiro. Ao tentar compreender o próprio luto a partir de uma estrutura de racismo que não era discutida dentro de casa, pelo privilégio de sua pele, ela revive uma situação que se repete em milhares de lares miscigenados brasileiros.

"Você não vê como a cara dela está boa?". A frase que ecoa na memória de Maria Sil foi dita pela médica que realizou o primeiro atendimento de sua mãe. Aos 69 anos, hipertensa e com 50% dos pulmões comprometidos, Vani dos Santos sequer foi medicada, sob a justificativa de "boa aparência". Horas depois, naquela mesma noite, o comprometimento dos pulmões já estava em 60% e ela foi internada na UTI.

“Maria Sil é uma contadora de histórias que se relacionam a partir de um retrato de luto profundo, particular, mas que se revela universal. O simbolismo das perdas de um período como o da Covid-19, por exemplo, é imenso: os pretos e pardos, maioria no país, também foram maioria nas mortes pela doença”, comenta  Miriam Vieira.

A diretora do espetáculo, por sinal, também tem um momento de sua trajetória pessoal resgatado em cena: a perda de um irmão em circunstâncias não esclarecidas, durante a Ditadura Militar. Tempos depois, ela descobriria sua ligação com o movimento estudantil.

Referências - Ao endossar a urgência da dramaturgia e o ineditismo de um olhar cênico aprofundado sobre os efeitos da pandemia da Covid-19, as idealizadoras de “Quando Mataram Os Meus” buscaram inspiração para o trabalho em alguns textos.

Entre eles estão a pesquisa Mapa da Desigualdade de 2021, publicada pela Rede Nossa São Paulo, e o artigo Da Necropolítica à Ikupolítica, veiculado pela Revista Cult em 2020, que atribui ao pensador camaronês Achille Mbembe a definição de necropolítica como “um modo de gestão das populações que se instaura em nossos tempos, marcado por um persistente encontro entre as relações políticas, culturais e econômicas sob uma sombra racial, subjugando a vida aos poderes da ‘morte’”.

Também foram referências para o espetáculo duas obras literárias: “Encantamento: sobre política de vida”, de Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino, e “Filosofias africanas: Uma introdução”, também de Simas, este em co-autoria com Nei Lopes.

Transversalidade e esperança

O espetáculo se desenvolve em três estações cênicas, ilustradas por painéis que trazem referências à ancestralidade, ao enxergar a si próprio e a uma estação hospitalar.

Cada um deles serve à narrativa interpretada por Maria Sil, que busca a transversalidade não só entre o ficcional e o documental, mas também entre o teatro e a música, apresentando três canções autorais no palco: “Bala na Garganta”, “Medo Azul” (em parceria com Socorro Lira) e “Águas”. A montagem conta com a direção musical do DJ Cuco.

Assim, ainda que tenha o luto como fio condutor, “Quando Mataram Os Meus” revela-se também um manifesto em favor da esperança, da dignidade, do amor em sua mais pura personificação e da vida em sua plenitude.

Somos a força de uma água que escorre, e carrega laços, amores, famílias, ancestralidade. Aqui tem arte. Aqui tem justiça”,  reafirma o texto do espetáculo, cuja equipe é formada em sua maioria por representantes das populações negras e LGBTQIA +.
 
Maria Sil - É produtora cultural, cantora e atriz. Atuou no monólogo "Hamlet no espelho”, em 2014/2015, através do Núcleo de Artes e Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Como cantora, já se apresentou no SESC Pompeia, em São Paulo, e em diversos palcos de cidades como Santos e São José dos Campos.

Miriam Vieira - Atriz, diretora de teatro, produtora cultural e ativista cultural. Entre seus trabalhos dirigidos/produzidos, estão: “Benjamim - O Filho da Felicidade Felicidade”, Cia Trilha de Teatro; “A Superfantástica Caixa de Brinquedos”, Cia Teatral Cenicomania; “Conexões - Show Musical com Roberto Barquete” e “As cartas que você mandou pra mim...”, intervenção teatral SESC/Santos.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp