09/06/2023 às 16h17min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h00min

BuZum! apresenta o espetáculo “Aquela Casa” gratuitamente no Vale do Ribeira (SP) em comemoração ao mês do Meio Ambiente

A cia. passará por Juquiá, Miracatu e Tapiraí levando teatro ao público infanto-juvenil

SALA DA NOTÍCIA ACTA Comunicação Integrada
www.actacomunicacao.com.br
Divulgação
Junho de 2023 – O teatro que passeia de ônibus pelo Brasil com a Cia. BuZum!, dando vida a bonecos que levam cultura popular brasileira, ricas histórias e possibilidades a um público infanto-juvenil que se diverte aprendendo, chega ao Vale do Ribeira (interior de SP), em junho, em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.  

E por falar em meio ambiente, é urgente o processo contínuo de educação de todos para os cuidados com o planeta Terra, afinal de contas, estamos falando da nossa casa.

Por isso, o BuZum! leva o espetáculo “Aquela Casa”, gratuitamente, para Juquiá, Miracatu e Tapiraí (SP), de 12 a 19 de junho, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet, com apoio do Legado das Águas – Reserva Votorantim. Ao todo serão 42 apresentações gratuitas dentro do ônibus-teatro! 


A realização do espetáculo “Aquela Casa” nas cidades do Vale do Ribeira integra a programação do Mês do Meio Ambiente, uma iniciativa do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, por meio da área de Educação Ambiental, que tem como objetivo promover atividades de educação, lazer e culturais que abordem temáticas relacionadas à conservação da Mata Atlântica.

De acordo com Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, iniciar mais um ano com centenas de apresentações programadas, em diferentes regiões do País, é uma satisfação e uma alegria muito grande.

“O propósito da cia. é percorrer o Brasil levando a magia do teatro de bonecos para crianças que, muitas vezes, nunca estiveram em uma sala de teatro. O BuZum! nasceu para promover a experiência do teatro para crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a construção do conhecimento e do aprendizado de forma lúdica”, conta a diretora.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula
As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Sobre o espetáculo Aquela Casa/Sinopse: “Aquela Casa” é o primeiro espetáculo da cia. BuZum! que explora o universo do suspense para crianças. Em um bairro da cidade, uma casa, diferente das demais, é considerada estranha pelos vizinhos, que também acham sua moradora, Olga, estranha, já que ela é vista levando lixo para dentro de casa. Laura e Jorge, duas crianças que adoram brincar juntas, fazem uma aposta para ver quem tem coragem de bater à porta da casa “estranha” e esperar a senhora “estranha” atender. Mas quando Laura entra na casa, descobre as maravilhas que Olga é capaz de fazer com o que encontra na rua e, assim, percebe que a casa é muito divertida e sustentável!

Ficha Técnica
Concepção: Lívia Simardi, Mari Gutierrez
Texto: Lívia Simardi, Mari Gutierrez
Direção: Lívia Simardi
Elenco: Carolina Portella e Rafael Francisco
Trilha sonora: César Maluf
Letra das músicas: Carolina Portella e Rafael Francisco
Criação de cenário: Beto Andreetta e Dino Soto
Criação e confecção de bonecos: Rubinho Louzada
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de Produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Aldo Andreetta
Técnicos de som e luz: Régis da Silva
Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa e Cristiane Sampaio
Realização: BuZum!


SERVIÇO

Faixa etária: 03 a 11 anos.
Duração dos espetáculos: 20 minutos.

Horários das apresentações: Manhã: 9h; 9h40; 10h20; 11h (quatro sessões) e tarde: 13h30; 14h10; 14h50 (três sessões).

Data: 12 de junho (segunda-feira)
Local: E.M. Jardim Alvorada
Endereço: R. Joaquim Balbino de Campo, s/n°, Jardim Alvorada – Miracatu - SP

Data: 13 de junho (terça-feira)
Local: E.M. Julia Botaro dos Santos
Endereço: Av. Brasil, s/n°, bairro Pedro Barros - Miracatu - SP

Data: 14 de junho (quarta-feira)
Local: EMEIEF João Carlos Martins
Endereço: R. João Carlos Janeta, 61, Bairro Estação – Juquiá – SP

Data: 15 de junho (quinta-feira)
Local: EMEIEF Prof.ª Veneranda A. Bertanha
Endereço: SP-079, km 188, Colonização – Juquiá - SP

Data: 16 de junho (sexta-feira)
Local: EMEF José de Moura Glasser
Endereço: R. José de Moura Glasser, 130, Bairro do Turvo – Tapiraí – SP

Data: 19 de junho (segunda-feira)
Local: EMEF Prof.ª Enir da Silva Pilan
Endereço: R. Eduardo da Costa Magueta, 155, Centro – Tapiraí - SP

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim
O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Sobre o BuZum!
Em setembro de 2023 a cia. de teatro BuZum! completará 13 anos de experiências, com motivos de sobra para comemorar: São cerca de 440 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @projetobuzum. A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

Assessoria de imprensa BuZum!

Cristiane Sampaio
arteecultura.imprensa@gmail.com
11 4227-3201 | 11 9 3733-8444 | 11 9 9834-0264


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp