08/08/2019 às 14h40min - Atualizada em 09/08/2019 às 09h15min

Vendas para o Dia dos Pais terão crescimento de 4% no Estado de São Paulo, segundo pesquisa

Conforme as pesquisas apresentadas pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo – FCSLESP, o Dia dos Pais ocupa o terceiro lugar entre as datas que possuem as melhores vendas do segundo semestre. As outras duas são o Dia das Crianças e o Natal

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De acordo com pesquisas, o Dia dos Pais terá crescimento de 4% nas vendas e o ticket médio esperado é de R$100 a R$200. Conforme as pesquisas apresentadas pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo – FCSLESP, o Dia dos Pais ocupa o terceiro lugar entre as datas que possuem as melhores vendas do segundo semestre. As outras duas são o Dia das Crianças e o Natal.

Participaram da pesquisa as principais Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do Estado de São Paulo. Eles enviaram dados locais, como produtos que vendem mais, formas de pagamento, valor do ticket médio, estratégias de marketing e a classificação de acordo com a importância da data para o segundo semestre. 

Em 2018, o crescimento foi de 2% na data em questão, sendo os setores de maior crescimento o de vestuário e o de perfumaria. Segundo o presidente da FCDLESP, a data é bastante tradicional em todos os anos, se mostrando uma oportunidade para que os lojistas possam fazer promoções, como a de “compre um e leve outro”, e disponibilizar descontos. Ações como essas incentivam o consumidor a levar mais de um item e para mais pessoas que eles considerem importantes e representativas no Dia dos Pais, o que impulsiona as vendas. 

Confiança do comércio 

Mesmo o ticket médio estando mais baixo neste ano, a maioria dos comerciantes entrevistados (57,9%) espera que as vendas tenham um aumento no Dia dos Pais. No ano passado (2018), o percentual foi de 13,8. Enquanto isso, por volta de 30,2% dos entrevistados estimam que as vendas vão permanecer iguais às de 2018 e aproximadamente 11,9% acreditam que as vendas podem ser menores. 

Os produtos adquiridos pelos consumidores

As pessoas passaram a fazer uso frequente dos dispositivos móveis para realizarem compras pela internet, e a tendência é que cada vez mais pessoas comecem a utilizar-se dessa ferramenta. Isso acontece devido ao fato de o smartphone proporcionar mais agilidade e praticidade para efetuar a compra. 

A tecnologia facilitou as compras online, uma vez que realizadas pelo celular podem ser feitas e finalizadas maneira mais rápida. Isso também é uma oportunidade para os varejistas, que podem aproveitar para desenvolver produtos e serviços diferenciados para esse tipo de consumidor, melhorando e otimizando sua experiência de consumo. 

Alguns produtos acabam se destacando quando é modalidade de compras é online, como os setores de: vestuário, calçados e acessórios, com 43%; eletrodomésticos, com 36%; smartphones e celulares, apresentando 34%; comida por delivery, por volta de 30%; objetos para decoração para casa, com 29%; e, finalmente, cosméticos e perfumes, com índice de 29%. 

Algo que vem chamando a atenção dos especialistas é a crescente das compras por meio das redes sociais. Aproximadamente 33% dos usuários da modalidade passaram a adquirir produtos e serviços por meio do Facebook, Instagram, YouTube ou WhatsApp no último ano. Os outros 57% têm o costume de escolher sites de compra e venda de produtos novos ou usados, especificamente com essa finalidade. Além disso, por volta de 38% geralmente são impactados por varejistas internacionais, e 27% por sites com descontos ou ofertas. 
 

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