05/06/2023 às 18h50min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h00min

Baseado na obra de William Shakespeare “Escrevendo Romeu e Julieta” é encenada com marionetes no Teatro B32

Com texto e direção de Leo Lama a estreia da montagem pontua, também, a fundação de uma companhia de teatro de marionetes, a Companhia Dramática de Marionetes, para encenar obras a partir de clássicos mundiais

SALA DA NOTÍCIA Adriana Monteiro/Ofíciodasletras
https://drive.google.com/drive/mobile/folders/11IF5JFmSe9j26GdJKrwBEyUmzxp8dhrl/1vlXf_RxQEh-rbpoQw2OU_k-Rpb6dkvU7/1m2VpOmxDfUvyJMXo4cD1mkIkw_QxHMxR?usp=share_link&sort=13&direction=a
“O amor está no ar, suspenso por fios que fazem conexões com habilidade superior.
Ajoelham-se os amantes, elevam-se os corações.
Quando a realidade amorosa se instaura, todos se inauguram. ” Leo Lama
 
“Escrevendo Romeu e Julieta”, texto e direção de Leo Lama, baseado na obra de William Shakespeare estreia em 13 de maio no Teatro B32, em um espaço (batizado de Underground) criado especialmente para receber os bonecos e o time de manipuladores e técnicos especializados no formato.
 
É a primeira incursão do dramaturgo e diretor Leo Lama na arte da animação. Talvez este seja um dos maiores desafios da carreira de Lama, que desenvolve em parceria com Andi Rubinstein a preparação dos marionetistas. Talhadas em madeira, as marionetes foram importadas da Eslováquia, da capital Bratislava e foram confeccionados por Jana Pilátová e Peter Pilát. Juntos, os artistas são fundadores da Animare Silva Theater, companhia de marionetes, que percorre diversas cidades europeias com seus bonecos e suas produções únicas.
Estudioso de Shakespeare e dos clássicos, Leo traz também os símbolos da alquimia para a encenação. Matéria bastante estudada pelo dramaturgo inglês e que estava em alta em sua época.
Nas colocações de Lama adaptar o texto, cotejar traduções, ler o original, criar cenas novas e tentar manter a estrutura dramatúrgica do Bardo é um trabalho de ourives.
“É um processo de profundo aprendizado. Viajei para Viena, Salzburg, Praga, conversei com marionetistas europeus, estudei, carreguei esses bonecos pela Europa, mas sem a minha parceira nessa empreitada, Andi Rubinstein, mestra em marionetes, nada seria possível. Ela trouxe bonequeiros experientes em outras modalidades da arte da animação, para, pela primeira vez, manipularem marionetes e, juntos, estamos formando jovens aprendizes do zero”, diz Leo.
 
“Nunca uma obra clássica foi montada desse jeito para Teatro de Marionetes no Brasil”, afirma Lama. Rafael Birmann, produtor e idealizador do projeto, conversa com Leo Lama desde 2015. Foram muitos encontros ao longo desses sete anos para que, finalmente, em 2022, a produção começasse a tomar corpo. Shakespeare foi escolhido como o primeiro autor por ser um clássico da dramaturgia mundial e, portanto, perfeito para inaugurar um projeto que pretende ser artístico, e também formativo. “A ideia é trazer para o público a cultura de uma forma encantatória e lúdica, como propicia o teatro de títeres. “Romeu e Julieta” é uma das mais belas histórias de amor já escritas e traz como pano de fundo a polarização de duas famílias rivais, tomadas pelo ódio e pela ignorância, um contraponto atual, mesmo não sendo esse o foco da montagem”, complementa Leo.
 
A ideia também é formar uma companhia de marionetistas, com um repertório de clássicos da dramaturgia mundial.
 
Leo Lama já ganhou diversos prêmios por suas peças. Iniciou sua trajetória com a peça de enorme sucesso, “Dores de Amores”, aos 22 anos, que teve as atuações de Malu Mader e Taumaturgo Ferreira e ficou 4 anos em cartaz. Montada também em outros países. Atualmente sua peça “Jerusalém de Nós”, publicada pela editora É Realizações, ficou entre os finalistas do prêmio Oceanos, o mais importante prêmio de literatura da língua portuguesa.
 
Sinopse:
“Escrevendo Romeu e Julieta” é uma adaptação de Leo Lama para o clássico de William Shakespeare. Uma peça que teria aproximadamente quatro horas de duração foi reduzida a uma hora e meia pelo dramaturgo paulista. Lama traduziu e reescreveu a peça, sem que a estrutura principal do texto original fosse alterada. Também foi incluído o personagem do Bardo Inglês, que está em seu gabinete escrevendo “Romeu e Julieta” no ano de 1591, inspirado pela descida de um anjo mensageiro. Shakespeare escreve freneticamente enquanto as cenas acontecem. A novidade é que as personagens falam com ele algumas vezes e tentam interferir no que está sendo escrito. Shakespeare é convidado por uma das marionetes a interpretar Páris e assim experimentar o que escreve. O destaque fica para a cena final em que o Bardo enfrenta, em um duelo de palavras, Romeu, que pede para escrever seu próprio final. A montagem evidencia os símbolos alquímicos que estavam “escondidos” na obra.
 
FICHA TÉCNICA
Idealização: Rafael Birmann
Dramaturgia e direção: Leo Lama
Preparadora de marionetistas: Andi Rubinstein
Composições originais: Leonardo Martinelli,
Violas da gamba e pardessus: Iara Ungarelli
Alaúde, teorba e guitarra barroca: Guilherme de Camargo
Percussão: Francisco Ferraz,
Trompa: Luísa Santana,
Gravações e mixagens musicais realizadas em parceria no estúdio da Faculdade Santa Marcelina,Lucas Maggieri, Luiz Sangiorgio e Letícia Fontes
Adereços: Mauro Martorelli
Produtor de áudio: Lucas Mendes
Estúdio de gravação: Dubrasil
Bonecos:  Jana Pilátová, Peter Pilát, Pter Skácel (Benvólio) e Rici Marionettes (Anjo)
Concepção e desenvolvimento do espaço cênico.
Iluminação: Hiram Ravache
Julio Dojcsar, Silvana Marcondes e Patricia Marcondes
Tratamento de imagens: Murilo Taveira.
Costureia Oficina da Neide
Serralheria: Fernando Lemos.
Execução Divadlo Produções
Cenotécnico B32: Anderson Pereira (Zero 6)
Diretor Financeiro B32: Thiago PresbiterisMarionetistas: Alessandra Siqueyra,Cláudia Dér, Driélly Moyanno, Marcela Arce, Paulo Williams, Priscila Puga, Rocío G. Paredes
Aprendizes: Antonio Ikeda, Bruna Hennings, Enzo Morandini e Pérola Magão
Vozes: 
Ama- Zuzu Leiva
Anjo - Alessandra Siqueyra
Benvólio - Ana Tardivo
Frei Lourenço e Príncipe Éscalo- Leo Lama
Julieta - Driélly Moyanno
Mercúcio - Thiago Andreucetti
Romeu - Rogério Bandeira
Senhor Capuleto - Paulo Williams
Senhor Montéquio- Enzo Morandini
Senhora Capuleto - Priscila Puga
Senhora Montéquio - Marcela Arce
Shakespeare e Páris - Marcos Azevedo
Teobaldo - Pedro Guilherme
 
Produção executiva: Aninha Barros
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro
Mídias Sociais: Victória Novais e Ana Gazić
Identidade visual: Victória Novais
Realização: Fundação Aron Birmann
Apoio: B32
 
 
 
S E R V I Ç O
 
Estreia 13/05 (sábado, às 20h e domingo às 18h)
Até 23/06
INGRESSOS R$80,00 e R$40,00 (meia) 
DURAÇÃO: 95 min
CLASS INDICATIVA: 12 anos
Gênero: Teatro de Animação
 

Teatro B32: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.732 - Itaim Bibi, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3058-9100
Espaço Underground

60 pessoas
Horário de funcionamento da bilheteria: De terça a sexta, das 13h às 20h.
Vendas online: https://teatrob32.byinti.com/#/event/escrevendo-romeu-e-julieta
Estacionamento no local
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp