23/05/2023 às 16h54min - Atualizada em 24/05/2023 às 00h01min
Instagram lança os “Canais de Transmissão”, nova funcionalidade para geração de negócios
Dentre as novidades anunciadas por Mark Zuckerberg, diretor executivo da Meta, está a possiblidade do administrador do canal também convidar um colaborador para a função
SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
O Instagram já está com uma nova funcionalidade à disposição dos milhões de usuários distribuídos pelo mundo. Agora é possível criar “canais de transmissão” para interagir com os seguidores. Na ferramenta, intitulada “Instagram Channels” ou “Canais”, os administradores podem realizar transmissões ao vivo, além de publicar materiais como notas de texto, fotos, vídeos e até mesmo mensagens de voz para, desta maneira, compartilhar suas atualizações junto ao público. A novidade foi apresentada pelo próprio Mark Zuckerberg, diretor executivo da Meta - empresa controladora do Instagram, Facebook e outras redes. Em termos práticos, os canais permitem que os criadores e marcas possam criar algo como uma lista de transmissão diretamente para o seu público interessado, com o objetivo de mantê-lo atualizado sobre tópicos como pessoas, marcas, eventos, entre outros. A publicitária Jéssica Rua, especialista em gestão de redes sociais e pós-graduada em Design Gráfico e diretora da Donna Pixel, dá detalhes sobre os benefícios desta novidade: “Dentro dos ‘Canais’, apenas a conta administradora pode enviar os conteúdos, que são entregues aos inscritos via mensagem ‘direct’”. Ou seja, os Canais funcionam como um ótimo caminho para estreitar o relacionamento entre influenciadores e marcas junto ao seu público. “Os seguidores se sentirão próximos, numa relação de confiança”, analisa Jéssica Rua. Vale ressaltar que, - é que agora o administrador dos Canais também pode convidar um colaborador para dividir a função. Lista VIP - Como estratégia, algumas marcas já estão utilizando a ferramenta para entregar conteúdos pré-selecionados para os seguidores e apresentar novidades. Jéssica Rua aponta que “diversas lojas utilizam os canais para o pré-lançamento de produtos e novos catálogos. Os fãs das marcas acabam se sentindo parte de uma lista VIP exclusiva”. Os Canais também podem funcionar como uma maneira de entregar conteúdos diferentes dos apresentados no feed, aprofundando temas e dando mais detalhes de produtos. Assim que os criadores de conteúdo obtenham o acesso à ferramenta, os seguidores recebem uma notificação para, em seguida, optar se desejam entrar para o canal. Caso optem por participar da comunidade, a cada nova postagem os seguidores receberão uma notificação, no formato de avisos de novas mensagens como um bate-papo comum, na caixa de entrada.