17/05/2023 às 08h36min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h42min

Cia. Líquida apresenta novas sessões de espetáculo sobre relações familiares neste fim de semana

Melhores Irmãos, de Daniel MacIvor, conta a história de dois irmãos e como eles reagem à morte inesperada de sua mãe

SALA DA NOTÍCIA Carlos Gabriel Ferreira da Silva
Rafael Michalichem
 

Amilton e Caio são irmãos com personalidades muito diferentes que, de repente, precisam lidar com o falecimento de sua mãe, Margaret Best, além de cuidar de Enzo, um cachorro muito agitado. É assim que começa a história de Melhores Irmãos, de Daniel MacIvor, que será apresentada pela Cia. Líquida de Teatro nos dias 20 e 21 de maio no Cineteatro Nininha Rocha em Uberlândia. A peça é uma comédia agridoce inédita no Brasil que mostra como os laços afetivos podem ser retomados e transformados nos momentos mais inesperados.

A peça é estrelada pelos atores Getúlio Góis e Samuel Giacomelli, com direção de Rafael Michalichem. Os personagens da história enfrentam velhas brigas enquanto revivem as memórias de sua mãe. “A família Best, retratada na peça, tem suas peculiaridades, mas representa bem a diversidade singular que existe em muitas famílias. Um irmão mais certinho, outro mais desorganizado, um cãozinho travesso e uma mãe que viveu experiências excêntricas: esses personagens celebram as diferenças que existem em cada grupo familiar. Quem tem mãe, irmão ou cachorro vai gostar!”, destaca o diretor. Para assistir o espetáculo é necessário adquirir os ingressos no Sympla.

Melhores Irmãos é uma tradução da obra original The Best Brothers, escrita por Daniel MacIvor e estreada no Canadá em 2012. Além de ser um dramaturgo renomado, Daniel também é ator e diretor, e suas peças já foram apresentadas em diversos países, como Reino Unido, Alemanha, França, Israel, Austrália e Japão. 

No Brasil, a peça foi traduzida por Marco Antonio Sousa, que enfrentou o desafio de apresentar o texto para uma montagem nacional, através de uma linguagem que pudesse se comunicar com um novo público, mantendo o humor e o sarcasmo da versão do autor. Para traduzir a peça, foi necessário estabelecer conexões linguísticas e culturais que ambientassem a realidade retratada ao contexto do público brasileiro. Alguns exemplos são a localização da peça, que originalmente acontece em Toronto, no Canadá, mas a tradução é localizada em São Paulo, esportes como patinação artística e curling que se tornaram balé e tênis de mesa e os zumbis de Halloween que se tornaram lobisomens de Carnaval. “É importante esclarecer que a tradução de uma peça não é o simples transporte de um conteúdo para uma nova língua, mas a criação de um novo texto que preserva os vínculos com o texto original ao mesmo tempo dialoga com uma nova realiade”, comentou Marco Antonio.

A versão brasileira de Melhores Irmãos ganha ainda mais vida com uma nova canção original composta pelo músico André Salomão especialmente para o espetáculo, e inspirada pela história de Magá e seus filhos. A composição, intitulada "Me fez mãe", conta com a participação de Viviane Rodrigues e será lançada durante a temporada de estreia da peça.

Melhores Irmãos é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A peça conta com o apoio da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba - UFU), do Estúdio Mundo da Lua e da organização SOS Pet Uberlândia. 

 

SINOPSE

Amilton e Caio Best são irmãos e veem-se enlaçados após o falecimento de Magá Best, sua mãe, em circunstâncias no mínimo inesperadas. Através dos processos burocráticos que envolvem a morte de um ente querido e da presença constante de Enzo, o cãozinho de Magá, os dois redescobrem laços afetivos - os ruins e os melhores. Os motivos para se viver às vezes estão em lugares inesperados, mas deixam rastros, como um cachorro que enche o chão de terra ao voltar do parque.

 

CIA LÍQUIDA

A Cia. Líquida de Teatro marca presença no cenário teatral de Uberlândia desde 2015 com a estreia de seu primeiro espetáculo, Liquidados. Em 2016, o grupo renovou-se estética e tematicamente com o espetáculo O Homem que Mastigava Planetas. Ambos os espetáculos  pesquisam, na prática, a criação dramatúrgica diretamente ligada ao processo de encenação. Em 2023 o novo desafio está em traduzir e encenar o texto The Best Brothers (título original de Melhores Irmãos), de Daniel MacIvor, para uma linguagem que dialogue com o público brasileiro em toda a profundidade e graça que o texto original transmite. 

 

FICHA TÉCNICA

Melhores Irmãos

com Getúlio Góis e Samuel Giacomelli

Dramaturgia: Daniel MacIvor

Tradução: Marco Antonio Sousa

Direção: Rafael Michalichem

Direção de Produção e Produção Executiva: Rose Martins

Preparação corporal: Jhonatan Rios

Cenografia: Juscelino Machado

Figurino: Renata Lima

Iluminação: Camila Tiago

Operação de luz: Camila Tiago e Tamara dos Anjos

Sonoplastia: Rafael Michalichem

Canção original: Me fez mãe - André Salomão (part. Viviane Rodrigues)

Assessoria de comunicação: Folksonomias (Carlos Gabriel Ferreira e Gabriel Rodrigues)

Design Gráfico: Rafael Michalichem

Ilustrações: Beth Shimaru

Fotografias, vídeos e projeções: Rafael Michalichem

 

SERVIÇO

Espetáculo Melhores Irmãos, de Daniel MacIvor

Quando: 20 e 21 de maio de 2023 às 19h

Onde: Cineteatro Nininha Rocha

Endereço: Centro Municipal de Cultura. Praça Prof. Jacy de Assis - s/n - Centro, Uberlândia

Ingressos: à venda no Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/melhores-irmaos/1973611 

R$12,00* (meia entrada) e R$24,00* (inteira) 

* Taxas da plataforma não inclusas

Duração: 100 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Mais informações: www.instagram.com/cialiquida


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90