10/05/2023 às 20h28min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h04min

Projeto gratuito promove competências para estimular agricultura sustentável entre comunidades em Manaus

Desenvolvido pela Evoluir com patrocínio da Bayer, o Territórios da Agricultura traz ao município uma jornada coletiva para pensar e planejar a produção, o consumo e a comercialização de alimentos saudáveis

SALA DA NOTÍCIA Fibra Comunicação
Amanda Parra/Acervo Evoluir

Em maio, chega a Manaus o Territórios da Agricultura, projeto gratuito que pretende estimular a reflexão e a implementação de ações relacionadas à produção, comercialização e ao consumo de alimentos saudáveis. A iniciativa é desenvolvida pela Evoluir empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral e viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Bayer e apoio de organizações e movimentos locais.

Tudo começa com uma jornada formativa para os integrantes da comunidade, com cinco módulos presenciais que totalizam 40 horas e abordam temas como fundamentos da fotografia, meio ambiente, relações sustentáveis, sistema de produção e comercialização. A seguir, é realizado um mapeamento e diagnóstico da agricultura urbana e familiar na região. Serão definidos, então, os projetos que serão implantados em determinada região de Manaus, sempre de forma coletiva, trabalhando a autogestão e cooperação para se desenhar ações que fortaleçam a agricultura urbana e/ou familiar e toda a cadeia de produção e abastecimento alimentar. 

Ao final da jornada formativa, acontece uma Exposição Documental e Fotográfica, gratuita e aberta ao público, com a distribuição de catálogos impressos que apresentarão as vivências e ações práticas de agricultura urbana, periurbana e familiar realizadas no município durante o projeto e também os registros feitos pelos participantes. Em complemento, a Evoluir doará ainda livros paradidáticos e materiais pedagógicos para as instituições educativas e sociais da cidade. 

“A metodologia utilizada no Territórios da Agricultura convoca os participantes a serem protagonistas no desenho de soluções para o município de Manaus, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades importantes para o progresso de jovens e adultos”, destaca Mariana Monferdini, coordenadora do projeto na Evoluir. “Assim como em todas as iniciativas que implementamos, abordaremos competências que serão essenciais para um futuro com mais prosperidade: mergulhar em si, privilegiando o autocuidado, equilíbrio emocional e ação consciente; voz ativa, para expressar sentimentos e ideias com clareza, e exercer a escuta ativa, sabendo argumentar; fluir em equipe, ou seja, aprender a trabalhar em grupo e dentro de um propósito coletivo; entender o mundo, compreendendo sua complexidade e desenvolvendo o pensamento sistêmico e interdependente, com consciência crítica; e o agir consciente, adotando uma postura ética, a liderança empática e o engajamento comunitário e global”, diz. 

Em breve serão divulgadas mais informações. "Vamos juntos fortalecer a produção de alimentos saudáveis em Manaus!", convida a coordenadora do projeto.

Já a Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer para América Latina, Paula Castro, complementa que o projeto também busca trazer luz à importância da sustentabilidade. "A agricultura sustentável é essencial para garantir a segurança alimentar global e a saúde do planeta, sendo a educação a chave para alcançá-la. A partir de iniciativas com o Territórios da Agricultura, podemos disseminar práticas agrícolas sustentáveis e incentivar a adoção de técnicas mais eficientes e responsáveis de forma colaborativa. Além disso, esses participantes serão multiplicadores dos aprendizados, compartilhando suas experiências e conhecimentos com amigos e familiares e incentivando cada vez mais práticas responsáveis.”, conclui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp