A partir do dia 11 de maio, quinta-feira, cerca de 3 mil alunos e professores de escolas públicas participam do projeto Circuito Cultural nas Escolas, ação que visa estimular o uso da arte e da cultura como ferramentas de transformação social. A ação tem passagem pelas cidades de Guarulhos, São Paulo, Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo, e Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A iniciativa é da Ecotransforma Produções Artísticas e está sendo realizada através da Lei de Incentivo à Cultura.
O projeto se divide entre palestras e oficinas. Nas palestras sobre arte, cultura e transformação social, o objetivo é despertar a sensibilidade artística e cultural dos alunos, incentivando-os a valorizar e participar ativamente da cena cultural de suas cidades. Já nas oficinas de fotografia, eles aprendem técnicas fotográficas e exploram a linguagem visual como forma de expressão.
As melhores fotografias produzidas pelos estudantes durante as oficinas serão selecionadas para compor uma exposição que ficará em exposição por um mês em centros culturais das cidades participantes, proporcionando aos alunos a oportunidade de expor seus trabalhos e compartilhar suas visões de mundo com a comunidade.