03/05/2023 às 19h54min - Atualizada em 04/05/2023 às 00h04min
Em franca expansão, FreeBrands projeta faturar R$ 65 milhões em 2023 e potencializar internacionalização
House of brands do segmento HPPC atingiu marca histórica ao vender 5 milhões de produtos em 2022, em mais de 20 mil pontos de venda; com o incremento de Beta no portfólio, agora planeja lançar outras linhas, crescer nas macrorregiões do país e ultrapassar ainda mais as fronteiras
Identificar problemas, desafios ou tabus, criar soluções para além das expectativas, planejar o percurso e, claro, ser muito bem recompensado com êxito total. Tudo isso a FreeBrands parece dominar como ninguém. Em franco crescimento, consolida-se como house of brands do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Não à toa, bateu o recorde de produtos vendidos em 2022, com 5 milhões de unidades. Agora espera crescer em 20% o faturamento este ano, chegando aos R$ 65 milhões, e mira novas estratégias para fortalecer suas marcas e linhas no Brasil, assim como potencializar os caminhos para fora do país.
Em 2022, a receita da multimarcas brasileira já havia aumentado em 20%; passou dos R$ 45 milhões alcançados em 2021 para R$ 54 milhões. O resultado positivo se deve a muitas novidades, é claro. “Tivemos o incremento de uma nova marca no nosso portfólio: Beta, de hidratantes labiais. Apesar de não termos realizado ainda o lançamento oficial, já estamos comercializando os produtos em 4 mil pontos de vendas. Inclusive, crescemos também na quantidade de PDVs, saindo de quase 20 mil em 2021 e chegando a 24 mil em 2022. Conseguimos, assim, girar mais unidades das marcas FreeBite e FreeCô”, relata Rafael Nasser, CEO e cofundador da FreeBrands.
O ano passado realmente foi de grandes feitos para a FreeBrands. As vendas para os EUA e para o Chile também foram alavancadas, de acordo com o CEO. Além disso, a função de CMO (Chief Marketing Officer), até então inexistente na companhia, foi criada justamente com o objetivo de acelerar a expansão da house of brands do setor de HPPC. O escolhido para ocupar o cargo foi o profissional Adilson Batista, que ajudou a construir a marca FreeCô – pioneira quando o assunto é bloqueador de odores sanitários – desde 2015 e que durante anos esteve à frente da agência Today, a qual encerrou as suas atividades em abril de 2021.
“Iniciamos ainda a produção de novos produtos que farão parte das marcas Beta, FreeBite e Kissu e reforçamos o departamento comercial contratando um gerente nacional de vendas que está conduzindo a estruturação e ampliação do nosso time comercial. O intuito é saltarmos de 15 pessoas para 110”, destaca Nasser.
Mais novidades à vista em 2023 Além da projeção de crescimento em faturamento, rumo aos R$ 65 milhões, a companhia tem como objetivo bater a sua marca histórica de 5 milhões de produtos vendidos, chegando a mais de 6,5 milhões neste ano. Para isso, muitos projetos já saíram do papel e estão a todo vapor.
O orçamento de marketing e comunicação, por exemplo, aumentou em 30%, e as estratégias de crescimento e presença em novos pontos de vendas estão sendo adotadas em macrorregiões do país. A ampliação da produção da marca Beta também figura na lista de ações em prática, já que foi muito bem aceita pelos consumidores. Além disso, a companhia planeja o lançamento de novos produtos das marcas FreeBite e Kissu.
Para o CEO e cofundador da Freebrands, Rafael Nasser, o foco da vez é trabalhar para a consolidação da multimarcas em macrorregiões do Brasil, onde ainda há oportunidades de ativar mais pontos de vendas. “Temos o objetivo de lançar oficialmente a marca Beta e dar novos passos voltados à internacionalização”, informa.
Portfólio de milhões Carregando o DNA inovador, a FreeBrands é detentora de cinco marcas: a primogênita FreeCô, que abriga o primeiro odorizador sanitário do mercado brasileiro, líder absoluto de vendas e referência na categoria; FreeWipes, marca de lenços antissépticos para higienização das mãos que elimina 99% das bactérias e não causa o ressecamento da pele, também líder de vendas em sua categoria; FreeBite, marca do primeiro gel pós-picadas de insetos nacional que alivia a coceira, dor e vermelhidão; Kissu, spray bucal portátil que elimina o mau hálito; e Beta, a caçula da turma, que inaugurou a presença da companhia no segmento de dermocosméticos com o primeiro hidratante labial nacional em formato de esfera, que facilita o uso e diminui o desperdício.