Reprodução Continuando sua jornada de desbravamento da internet, Any Malu, a primeira influencer digital 100% animada do Brasil, comemora um novo recorde em seu canal do YouTube, “O (sur)real Mundo de Any Malu”. Em março, com o sucesso do seu recém-lançado podcast e a aposta do Combo Studio (onde foi idealizada e é produzida) nos “shorts” (um tipo de “story” na plataforma), ela obteve mais de 30 milhões de views em um único mês, algo inédito desde o surgimento do canal, em 2015.
Além desse número, também houve um aumento expressivo no total de inscritos, cerca de 183 mil novos seguidores, ultrapassando a marca de 3,5 milhões. Outra evolução notável foi no tempo assistido, passando de 75 mil horas para 343 mil horas (350% de crescimento).
Com produção do Combo Studio, o “Malucast” estreou em 25 de janeiro, com a participação do Irmão do Jorel, e, na época, já havia ultrapassado os 3 milhões de views em todas as redes. Ela também entrevistou o youtuber animado Drawn Mask, com vídeos postados neste mês. Já estão confirmados para os próximos programas: o Desnecessauro, personagem com bastante presença na internet; e Giovana Camile, famosa influenciadora no TikTok.
O sucesso vai ao encontro do bom momento que vive o formato. Segundo uma pesquisa do Deezer, a audiência de podcasts cresceu 24% de 2021 para 2022, e, hoje, faz parte da rotina de 40% dos internautas brasileiros. Assim, o país está entre os três maiores consumidores do formato, praticamente empatado com Suécia e Irlanda. No caso da Any Malu, é o primeiro podcast totalmente animado da internet brasileira.
“Isso mostra a força do ‘formato’ podcast. Ele superou todas as expectativas iniciais, tendo sido lançado há dois meses e já dando resultados expressivos nesse nível. O YouTube também é uma ótima ferramenta, uma vez que disponibiliza o compartilhamento dos shorts, que costumam ter boa rodagem na rede”, comenta Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio.
Any Malu nas redes A influencer é um verdadeiro sucesso nas redes sociais, acumulando, atualmente, mais de meio milhão de seguidores no Instagram e 2,4 milhões no TikTok, uma das principais mídias para o público jovem na atualidade, se colocando como um dos expoentes no país. Ela também é dona de um talk show próprio no Cartoon Network.
Malu também é requisitada no mercado publicitário, tendo atuado em diversas campanhas, como, por exemplo, da Blizzard, para uma expansão do game World of Warcraft, chamado Shadowlands; para a Gameloft, com o jogo Dragon Mania; para a Aptoid, loja de aplicativos para Android; para a Epic Games, com o jogo Fortnite Battle Royale. Além de tudo isso, já participou de um bate-papo com a Sky, comentando um desfile de moda de Alexandre Hertchcovich; aprendeu inglês com o método Wizkids, da Wizard; estrelou em uma campanha do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra a gripe; e também “conheceu” os astros do futebol brasileiro, Richarlison e Debinha, em campanha da Nike. Seu último trabalho foi com a Nvidia para mostrar a importância de uma placa de vídeo para trabalhos no computador.
Trabalhos relevantes O Combo Studio é responsável por diversas animações de sucesso, e não só no Brasil. A principal criação do estúdio é a própria Any Malu. Outra produção bastante conhecida é a série “Super Drags”, da Netflix, onde foram lançados, também, “America: The Motion Picture” e a série “Agente Elvis”, ambos os projetos com partes animadas pelo estúdio. O portfólio ainda inclui participação na animação da série “Hit Monkey”, da Marvel Studios, disponível no Star+, e “Swan Boy”, que estreou no Hulu e, em breve, deve chegar ao Brasil também pelo mesmo canal.
O Combo também investe em novos talentos para o mercado de trabalho. Com o curso próprio de animação 2D, já formou dezenas de animadores que estão ou passaram pela empresa. Vários seguem carreira em outros países, trabalhando para estúdios reconhecidos em todo o mundo. No curso, o aluno cria a base necessária de conhecimentos em animação 2D, aprende o programa, o rigging e a animação. Segundo Pereira, qualquer pessoa, independentemente do perfil, consegue se identificar com o curso, pois se trata de uma área que é, ao mesmo tempo, muito artística e muito técnica, demandando dedicação aos estudos e à prática.
Sobre o Combo Studio
O Combo Studio foi criado no Rio de Janeiro, em 2015, como uma produtora de ilustração e animação 2D e se tornou referência em seu campo de atuação. Comandado pelos sócios Marcelo Pereira e Vitor Campos, transita nas mais diversas mídias, oferecendo serviços em todos os estágios da produção: criação de personagens, roteiro, storyboard, animação, dublagem, sonorização, edição e pós-produção. Também atua na área de animação para web e desenvolvimento de aplicativos e jogos. Com grandes parceiros, como Cartoon Network, Netflix, Disney e Google, produziu grandes sucessos, como Any Malu e Super Drags. Com a sua expertise, também criou o "Curso de Animação e Rig Combo Studio", uma formação exclusiva e 100% on-line, dividida em 19 disciplinas e 61 aulas que, do básico ao avançado, transforma os alunos em verdadeiros animadores.