25/04/2023 às 15h25min - Atualizada em 26/04/2023 às 00h03min

Portugal impedirá descendentes de judeus sefarditas de obter cidadania

Advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa afirma que a decisão pode ter sido tomada após muitas fraudes

SALA DA NOTÍCIA Assessoria Comunicação Conectada
Canva Divulgação

O Conselho de Ministros de Portugal aprovou a medida de que descendentes de judeus sefarditas não poderão mais adquirir a cidadania. O acordo será conduzido ao Parlamento.

O artigo 5 do comunicado do Conselho de Ministros diz o seguinte: “Foi aprovada a proposta de lei, a submeter à Assembleia da República, que altera a Lei da Nacionalidade. Entre as alterações propostas, é fixada uma data-limite para a vigência do regime que permite aos descendentes de judeus sefarditas portugueses requererem a nacionalidade portuguesa”.

A data de encerramento da concessão ainda não foi informada. Ela será anunciada após os deputados debaterem e aprovarem no Parlamento.

Em 2015, foi quando se tornou possível a aquisição da cidadania portuguesa por descendentes de judeus sefarditas. O advogado Maurício Gonçalves, especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas, explica que essa concessão foi uma justificativa histórica.

“Os sefarditas são os judeus que foram expulsos da Península Ibérica. O ato de conferir a cidadania aos descendentes foi como uma espécie de perdão”, esclarece.

Depois de permitir que adquirissem o documento, milhares de pedidos eram realizados semanalmente. “No entanto, ao comparar Lisboa e Porto, a Comunidade Israelita do Porto emitia um número muito superior de declarações. Após um período, começaram a suspeitar que sistemas de fraude e corrupção estivessem acontecendo.”

O especialista Maurício, do Canal Cidadania Portuguesa, conclui que essas situações provocaram desconfortos entre a comunidade judaica portuguesa, o que fez com que o governo português tomasse a decisão de encerrar a concessão.

 

Sobre Maurício Gonçalves:

Maurício Gonçalves é advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa. Reside e atua em Portugal há 22 anos. Tem vasta experiência em processos de nacionalidade portuguesa, homologações de divórcio, questões sucessórias, validação de diplomas e vistos diversos. Possui uma equipe preparada para lidar com qualquer demanda jurídica e notarial em Portugal. 

Acesse:

https://instagram.com/cidadania.portuguesa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp