Para atrair trabalhadores no mercado de trabalho competitivo nos dias de hoje, as empresas divulgam melhores comodidades e benefícios. Os elogios e a remuneração fixa não são mais suficientes para atender às demandas do mercado, e os colaboradores dependem de outras ações e recompensas para que a excelência seja mais do que um objetivo utópico e passe a ser uma superação contínua de limites.
Ter colaboradores motivados é o grande trunfo de uma empresa forte e que quer continuar crescendo. Isso porque pessoas que se sentem valorizadas são mais produtivas e cooperam com a equipe, buscando atingir melhores resultados individuais e em grupo. Nesse contexto, oferecer premiações ou um clube de benefícios internos, por exemplo, são ótimas estratégias que devem ser utilizadas como reconhecimento para o bom desempenho do seu time.
A BeFly Conecta, empresa dentro da holding BeFly, com foco em soluções para programas de fidelidade, clube de viagens com recompensas em viagens, tem como objetivo solucionar as dores que qualquer segmento tenha dificuldade para fidelizar os colaboradores. A ideia é levar às empresas a condição de oferecer um benefício, que ao final seja uma viagem. Hoje não tem ninguém no mercado fazendo isso de forma sistemática. A BeFly é a primeira e única empresa do mercado a oferecer esse tipo de serviço.
Segundo a diretora de RH do ecossistema BeFly, Renata Esteves, os colaboradores precisam integrar, fazer parte de uma história que está sendo escrita. “Premiar aqueles que se destacam não é apenas uma recompensa financeira e monetária, mas, principalmente, um símbolo de reconhecimento. Pelo simples fato de que um profissional motivado e engajado tem muito mais animação para engajar com a organização e fazer acontecer”, diz.
Premiar os colaboradores é um meio eficiente de incentivar uma equipe a atingir resultados de alta performance e que carregam a empresa a voos mais altos. A empresa ganha muito com isso.
1. Motivar: Os colaboradores precisam ser continuamente desafiados. Com metas e parâmetros claros, com possibilidades reais de se atingir o resultado esperado e ser recompensado ao chegar lá. A equipe ficará estimulada e engajada com os objetivos da organização e, consequentemente, com o sucesso do negócio;
2. Reter talentos: Contratar bons profissionais não é tarefa fácil. Mas, após a contratação, surge a dificuldade em manter essas pessoas. Investir em premiações é uma maneira eficiente para a retenção desses talentos, pois criar novos desafios que motivam em busca de melhores resultados;
3. Produtividade: As organizações vivem em um contexto cada vez mais dinâmico e competitivo e, com isso, a produtividade passou de um diferencial para um fator de sobrevivência. Premiar os colaboradores é recompensar a produtividade, pois reconhece os indivíduos que dão um passo além e, consequentemente, produzem mais;
4. Pertencimento: Atualmente, o local de trabalho deixou de ser o ambiente onde o colaborador apenas executa as atividades de trabalho. Tornou-se o local em que ele cria ligações interpessoais e cultiva o espírito de trabalho em equipe. E o desafio, hoje, é criar esse vínculo emocional com o colaborador e o sentimento de pertencimento. Um dos meios de formar esse vínculo é pelo reconhecimento. Reconhecer e premiar bons desempenhos gera sentimento de pertencimento do colaborador com a organização;
5. Zona de conforto: Um problema existente em todas as organizações são os colaboradores acomodados. Eles são importantes para a empresa, pois entregam seu trabalho e já estão habituados à cultura da empresa, mas não fazem questão de dar algo mais, de sair de sua zona de conforto. Criar ações de premiação vai, além de reconhecer os mais produtivos, incomodar os não premiados, criando um estímulo para que busquem melhores resultados e produzam mais.