18/04/2023 às 08h20min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h01min

Idade de Ouro, espetáculo inédito de Jorge Julião, abre as comemorações dos 25 anos do Grupo Rádio Ilusão

Os espetáculos Rádio Ilusão e Enquanto Houver Canções, que fazem parte da Mostra de Repertório do grupo, completam as festividades com apresentações até 2024

SALA DA NOTÍCIA Alessandra Siegel
Rádio Ilusão, grupo liderado pelo ator e diretor Jorge Julião, que atua com talentos da maturidade, completa 25 anos com uma comemoração em dose tripla: o espetáculo inédito Idade de Ouro, que estreia em 6 de maio, às 16h, no Teatro Commune, seguido pela remontagem de Rádio Ilusão, no segundo semestre, e Enquanto Houver Canções, em 2024.

Mais do que celebrar 25 anos, o projeto tem o objetivo de abrir as portas para quem nunca foi ao teatro. Trata-se da Ação de Formação de Espectadores, que disponibilizará ônibus ‘leva e traz’ para jovens e adultos que moram na periferia poderem ir até o centro da cidade, contribuindo para a formação de público e, ao mesmo tempo, transitar pela região, rica em cultura e história. Para esse público será disponibilizada entrada gratuita. As associações de bairro podem entrar em contato pelo telefone (11) 95959-1106 para terem mais informações e agendar a ida ao teatro.

“A arte transforma a vida das pessoas e o projeto tem essa função: o de levar sonhos e concretizá-los através da memória afetiva de cada um. Abrir as portas do teatro para um público carente de cultura, com espetáculos inéditos e do repertório do grupo Rádio Ilusão sempre foi nosso propósito”, descreve Jorge Julião, diretor artístico.  
   
Os três espetáculos que compõem o projeto comemorativo terão preços populares, além de entrada e transporte gratuitos para pessoas de baixa renda. O projeto foi contemplado pela 39ª Edição do Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.   

Idade de Ouro – montagem inédita

Idade de Ouro tem a proposta de resgatar as histórias e narrativas dos artistas da maturidade. Para dar vida ao projeto, os integrantes do grupo teatral elegeram 12 mulheres representativas no cenário nacional, de diferentes áreas, para serem homenageadas por meio de cantigas de roda, brincadeiras infantis e lembranças que marcaram suas vidas.

Elza Soares, Bibi Ferreira, Dercy Gonçalves, Chiquinha Gonzaga, Marielle Franco, Rita Lee, Maria da Penha, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Cora Coralina, Carmem Miranda e Tereza de Benguela são as homenageadas de forma lúdica.

No palco, os atores utilizam a interpretação, música e dança para expor suas memórias, permeadas por personagens como Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, Dona Benta e Tia Anastácia, por exemplo.  Não se tratam de imitações, mas de um processo de pesquisa que teve início antes da pandemia e que dará vida ao espetáculo.

Segundo Jorge Julião, a montagem irá representar “as lembranças de quem viveu uma infância sem tecnologia, mas com emoção, fundamentais para hoje e para que as novas gerações entendam a nossa vida e história. "Idade de Ouro" propõe essa reflexão. Momentos que nossa infância nos colocava muito próximo da felicidade”, declara o diretor.

No elenco, um grupo de atores e atrizes com idades entre 60 e 95 anos, inclusive alguns fazem parte do Rádio Ilusão há mais de 15 anos.

A inspiração para Idade de Ouro

“Acreditamos que o teatro é o espaço ideal para que adultos e idosos possam expressar suas emoções, contar os seus causos de vida e mostrar como as coisas eram diferentes no seu tempo. Há papéis para todos! Quanto mais essa diversidade se apresenta, mais rica é a experiência teatral. Queremos, neste projeto, criar um diálogo intergeracional de forma que os idosos possam apresentar seus espetáculos para jovens alunos de escolas públicas e de ONGs, possibilitando que se apropriem de seus territórios físicos e subjetivos, através do exercício da imaginação, revelando que o teatro é uma arte que une e iguala a todos, sem distinções”, esclarece Jorge Julião.

Essa experiência com a cultura, por meio dos três espetáculos, será compartilhada com jovens e adultos da periferia, que terão direito a transporte  de ônibus ‘leva e traz’ agendado previamente com a produção, além da entrada gratuita,  
para quem nunca foi ao teatro. Trata-se da Ação de Formação de Espectadores, que disponibilizará ônibus ‘leva e traz’ para jovens e adultos que moram na periferia poderem ir até o centro da cidade, contribuindo para a formação de público e, ao mesmo tempo, transitar pela região, rica em cultura e história. Para esse público será disponibilizada entrada gratuita. As associações de bairro podem entrar em contato pelo telefone (11) 95959-1106 para terem mais informações e agendar a ida ao teatro.

Grupo Rádio Ilusão


Criado em 1999, o Grupo Rádio Ilusão foi idealizado por meio de um projeto de fomento ao teatro, na Casa da Comédia, no Teatro dos Arcos, coordenado pelo diretor Zé Renato Pécora. A proposta inicial de ser um grupo com artistas aprendizes da maturidade foi se transformando até a formação de um núcleo estável de artistas, que idealiza e monta espetáculos e pesquisa utilizando a linguagem do teatro realista e testemunhal, de forma continuada, sob a coordenação de Jorge Julião.

O grupo é um representante de resistência das artes dramáticas na cidade de São Paulo, através da continuidade de sua pesquisa, a expansão da plateia e integração com a comunidade, com a permanente troca de conteúdo, construção da memória e identidade contemporânea, em especial com temas relacionados com o teatro e a idade madura.

Jorge Julião explica que as marcas registradas do grupo foram definidas a partir de metas qualitativas e quantitativas. Como exemplos, a formação continuada de um núcleo de pesquisa com um grupo de artistas da maturidade, muitos deles juntos há mais de 15 anos, no centro da cidade de São Paulo, atendendo uma demanda importante com a união entre o teatro e a educação, com espetáculos que são apresentados para pessoas de várias faixas etárias.

Quantitativamente essa meta será mensurada pela oportunidade de execução do projeto com as suas atividades, uma vez que propõe o estabelecimento de uma rede de relações e conivência entre a pluralidade de perfis e faixas etárias do entorno dos locais de apresentação com a abertura de atividades gratuitas e com preços populares.

O próprio convívio diário com o entorno, fomentando a formação de plateia, com atividades semanais que acontecem no local no qual se desenvolverá o projeto.
Com relação à realidade de capacidade de plateia, os espetáculos do grupo são criados em espaços intimistas e com numerosos profissionais envolvidos. Alguns elencos chegam a contar com 20 a 30 artistas da melhor idade.

“Por questões de subsistência financeira e conceitual/estética, temos como princípio aprofundar a relação de intimidade e proximidade na formação de público e de coerência com a realidade de subsistência, uma vez que nenhuma companhia de pesquisa tem ocupação de teatros com palcos italianos para os quais crie seus projetos, cenários, figurinos; uma realidade praticamente impossível de se sustentar. Nossa meta qualitativa, pretende estreitar os laços com o potencial humano do universo da melhor idade e com parcerias com entidades e espaços públicos que desenvolvem pesquisas e trabalhos semelhantes”, finaliza o diretor teatral.

Durante sua trajetória, o grupo já montou 20 espetáculos, como Rádio Ilusão, Enquanto Houver Canções, Antes de Paris e Barbarelas, com apresentações no Teatro Commune, em teatros da periferia de São Paulo, no interior e em outros estados.

Jorge Julião

Ator, Professor e Diretor teatral, coordenador do Grupo Teatral Rádio Ilusão composto por atores e atrizes da melhor idade, que surgiu no Teatro dos Arcos, ministra oficinas, ensaia e se apresenta no Teatro Commune, região central da cidade.

Julião se especializou no trabalho de pesquisa com alunos da melhor idade, realizando importantes trabalhos. Desde 1977, participa de várias montagens teatrais, como ator e diretor, como:

- O Último Carro - texto e direção de João das Neves
- Blue Jeans - texto de Zeno Wilde e direção de Zeno Wilde e Alberto Soares
- Chapéuzinho Amarelo - de Chico Buarque, direção de Roberto Lage
- O Dia que Raptaram o Papa - de João Bittencourt, direção de José Renato
- Trilogia da Louca - de Harvey Firstein, direção de Antônio Abujamra
- Beijo na Boca - de Walcir Carrasco, direção de Jaques Lagoa Pirlim –
- Grupo Aldebarã, direção de Antônio Negrini (Indicação de Melhor Ator - APCA)
- Os Órfãos - de Lyle Kessler, direção de Stephan Yarian Avoar - texto e direção de Vladimir Capella (Indicação de Melhor Ator - APETESP)
- Nossos Heróis na TV - de Carlos Queirós Telles, direção de Hugo Coelho
- Trecos e Truques - texto e direção de Wilma de Souza (Indicação de Melhor Ator - APETESP)
- Splish Splash - de Flávio Marinho, direção de Wolf Maia
- A Sereiazinha - de Marcelo Saback, direção de Eduardo Martini
- Rápidas de Artur Azevedo - de Artur Azevedo, direção Jorge Julião
- Na Roça - de Belmiro Braga, direção de Iacov Hillel
- A Mandrágora – de Maquiavel, direção Roberto Lage

No cinema, atuou em: Pixote, A Lei do Mais Fraco, com roteiro de Jorge Duran e Hector Babenco, direção de Hector Babenco (Melhor Ator Revelação - 1980, APCA).

Em 1999, aceitou o convite para participar de um movimento cultural em São Paulo, a Casa da Comédia, sob a direção geral de José Renato, inicialmente, no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca. Dois anos depois no Teatro dos Arcos, na Bela Vista.

Convenceu o grupo a colocar na grade da programação aulas de interpretação para a Maturidade, considerado um absurdo na época. Iniciou com oito alunos, sendo que alguns ainda fazem parte do projeto. Atualmente, o grupo é formado por cerca de 60 participantes. Vários se profissionalizaram e trabalham em fotos e propagandas.  

Ministra aulas para grupos da Maturidade em São Paulo desde 2009, como Associação dos Funcionários Públicos e Centro do Professorado Paulista. Atualmente lidera a turma Feliz Idade, no Shopping Eldorado.

No Teatro Commune, trabalha com o Grupo Rádio Ilusão onde convive
com “alunos” que o ensinam constantemente tolerância, respeito, interesse e ousadia.


Ficha Técnica – Idade de Ouro

Direção: Jorge Julião
Assistente de Direção: Cristina Vilella
Direção musical: João Soran
Cenografia e Figurino: Nani Catta Preta
Músico: João Soran
Bailarina: Mônica Gouvêa
Produção: Anderval Areias

Elenco Grupo Rádio Ilusão
Adriana Paes de Barros, Aloisio Silva, Aracy Godinho, Bellis Dulce, Carmem Santana, Cecilia Monteiro, Elena Gelado, Elsa Melo, José Bebber, Leda Maria, Magda Muniz, Maria Cleide Poço, Marilia Calina, Mercedes BarrioNuevo, Miriam Alves, Nani Catta Preta, Reico Yamaguti, Vera Lúcia Amaro, Zely Shalders, Zelia Carpanez.

Serviço – Idade de Ouro
Estreia: 6 de maio, às 16h
Temporada: 6 de maio a 25 de junho - sábados e domingos, às 16h
Duração: 1h10
Preços: R$ 40,00 Inteira e R$ 20,00 meia
Classificação: 10 anos
Gênero: Comédia dramática
Associações interessadas em assistir: contato pelo número (11) 95959-1106
Onde: Teatro Commune:  Rua da Consolação, 1.218 (ao lado da estação Mackenzie do Metrô e do TRT)
Informações: (11) 3476-0792





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp