As vendas de e-commerce no varejo em todo o mundo não param de crescer. A projeção da Statista, portal especializado em estatística do e-commercer mundial, para este ano é US$ 3,453 bilhões. No Brasil, o e-commerce faturou R$ 69,8 bilhões em 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
O varejo global caminha na direção de se tornar individual, com atendimento remoto, personalizado, pontual e mais completo. Tudo isso aliado à credibilidade da marca. A experiência de consumo está sendo levada também para dentro do automóvel. Essa tendência tem ganhado força a cada ano e promete alavancar em 2019 por conta de um esforço conjunto da indústria e do comércio.
Segundo pesquisa realizada pela E-Consulting, o e-commerce automotivo faturou mais de 15 bilhões de reais em 2018. Impulsionado pelas facilidades tributárias por parte das montadoras, junto às ofertas de sites especializados na comercialização de automóveis e à redução de impostos estão entre as razões do reaquecimento do setor.
“O cliente de serviços, que é o consumidor moderno, cada vez mais procura ser atendido no canal de sua escolha, seja e-mail, telefone, redes sociais, chat, explica Isaac Júlio, empresário da IWMOTORS, especializada em e-commerce de carros de luxo no Brasil.
Dentre as principais razões do consumidor usar as plataformas eletrônicas estão comodidade (55%), confiança (46%), segurança (44%) e agilidade (26%) na hora do pagamento, de acordo com pesquisa da E-Consulting.
A migração de consumidores do varejo físico para o digital, a alta frequência da mobilidade e os investimentos das empresas em soluções para melhorar o User Experience estão entre os motivos do crescimento do setor.
"A internet traz muitas facilidades para o consumidor, uma delas a praticidade, mas para conseguir se consolidar no ramo é necessário oferecer qualidade e muito comprometimento", destaque Isaac, que atua no seguimento de carros premium pela internet há cinco anos.
Os clientes procuram veículos de todos os modelos e tipos nos sites e também Instagram, atualmente, canal online mais visitado. A compra pela web é capaz de acelerar a realização de negócios, afirma o empresário Isaac.
"O trabalho da IWMOTORS aproxima compradores, simplifica a burocracia, entre outras atividades que geram maior comodidade para esse tipo de negócio", destaca o empreendedor.
Sobre a IWMOTORS
Há cinco anos no mercado de e-commerce de automóveis de luxo, a IWMOTORS se destaca por sua consultoria pré-venda e pós e garantia de qualidade, gerando credibilidade da marca. Nos últimos dois anos, apresentou aumento de 30% no faturamento da empresa. Isaac Júlio Silva é formado em Ciência da Computação e tem experiência de 18 anos no gerenciamento de projetos. A experiência em TI e a paixão por carros, levou o empresário a a ser destaque no setor automotivo nas redes sociais, principal canal com seus clientes.