18/03/2019 às 12h50min - Atualizada em 26/03/2019 às 14h42min

Suspensão automotiva: entenda como funciona

A suspensão automotiva é uma peça fundamental para manter a estabilidade de qualquer veículo

DINO - https://casagrandeautoshopping.com.br
http://www.dino.com.br/releases/suspensao-automotiva-entenda-como-funciona-dino890200456131


A suspensão automotiva é uma peça fundamental para manter a estabilidade de qualquer veículo.

Realizar manutenções preventivas reduz o índice de problemas relacionados, não apenas à suspensão, mas a todas as peças.

Dessa forma, é preciso compreender como funciona a suspensão automotiva, além de entender qual é o melhor momento para trocá-la e quais são os tipos de suspensões existentes.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, continue acompanhando este artigo até o final, pois iremos responder as principais perguntas a respeito deste assunto.

Lembre-se de que saber todas essas informações podem te ajudar, e muito, a economizar dinheiro e a aumentar a vida útil do veículo. Boa leitura!
Como funciona a suspensão automotiva?
A suspensão automotiva é responsável por absorver todos os impactos causados pelas irregularidades do solo, mantendo todas as quatro rodas no chão, além de preservar as demais peças do veículo.

Sendo assim, entender como funciona a suspensão automotiva é algo realmente importante.

Para que a suspensão automotiva funcione corretamente, existem alguns itens que são fundamentais como: amortecedores, molas, pivôs esféricos, bandejas de suspensão e barras estabilizadoras.

Todos precisam estar funcionando corretamente para que a suspensão possa desempenhar a sua função de forma adequada.

Sem os amortecedores e as molas, por exemplo, dirigir qualquer automóvel seria uma experiência totalmente desagradável. Afinal, são estas peças que permitem a movimentação ordenada de todo o sistema.

Cada peça do carro possui a sua importância e todas contribuem igualmente para o bom funcionamento da suspensão automotiva. Caso alguma dessas peças esteja com problema, poderá provocar um desgaste desnecessário da suspensão, o que irá aumentar o seu prejuízo.

É por isso que as manutenções preventivas são tão importantes, tanto para a segurança quanto para a vida útil do veículo.
Tipos de suspensão
Bom, agora que você já sabe como funciona a suspensão automotiva, nada melhor do que conhecer os principais tipos de suspensão, não é mesmo? Confira a seguir:

Barra de torção ou eixo rígido;
Suspensão independente;
Triângulo duplo;
Telescópica;
Feixe de molas;
Multilink;
Suspensão a ar;
Suspensão de rosca.

Além dessas, existem ainda outros tipos. No entanto, o que importa realmente é conhecer a suspensão do seu veículo em específico e procurar o máximo de informações possíveis quando for trocá-la.
Quando trocar a suspensão do carro?
Falando em trocar a suspensão automotiva, você sabe de quanto em quanto tempo isso deve ser feito?

Para se ter uma ideia, o recomendável é que ela seja trocada sempre quando houver uma batida, ou quando o automóvel completar por volta de 70 mil quilômetros rodados, devido ao desgaste provocado..

O tipo de pista que o veículo costuma andar impacta diretamente no tempo para a manutenção.

Se for uma rua ou uma estrada cheia de buracos, é importante ter cuidado para não prejudicar a suspensão. A suspensão é projetada para aguentar impactos, mas procure não abusar.

Além disso, a cada 20 mil quilômetros rodados, em média, não deixe de conferir como estão as buchas, os amortecedores e os pivôs. Estes itens também estão diretamente relacionados com a suspensão automotiva.
Cuidados com a suspensão
Para os motoristas inexperientes ou que não costumam dirigir com cuidado, é preciso adotar alguns hábitos, caso contrário, os prejuízos serão constantes.

Antes de qualquer coisa, preste bastante atenção na forma como você dirige. Evite, sempre que possível, ruas com muitos buracos (em São Paulo isso pode ser impossível, mas se ocorrer, diminua a velocidade).

Tenha em mente que um dos maiores responsáveis por manter a vida útil da suspensão automotiva é você mesmo.
Faça manutenções preventivas
Além da forma de dirigir, o peso que o carro carrega diariamente também faz muita diferença.

Fique atento à quantidade de carga que seu carro realmente aguenta e evite ao máximo ultrapassá-la.

Lembre-se de que um carro de passeio comum não conseguirá transportar as mesmas coisas que uma caminhonete, por exemplo.

Os cuidados com a suspensão do carro também envolvem o balanceamento e o alinhamento. Isso porque eles auxiliam no desgaste dos amortecedores.

A manutenção preventiva é capaz de evitar inúmeros problemas relacionados à suspensão automotiva. Além disso, esteja sempre atento a barulhos estranhos, instabilidade, vazamento, molas danificadas, pneus mais desgastados do que o normal, entre outras coisas.

Antecipar a resolução de um problema, certamente será muito mais econômico e evitará situações desastrosas, como o carro quebrar no meio da estrada ou em um dia de chuva.
Conclusão
A suspensão automotiva é indispensável para que o veículo continue funcionando perfeitamente, além de garantir o conforto e a segurança dos passageiros.

Por isso, faça a manutenção preventiva, verificando a suspensão , sistema de freios, sistema de embreagem e o alinhamento.
Na Casa Grande Auto Shopping, você encontra todos os serviços para o seu carro em um só lugar e comprar pneus em Florianópolis .




Website: https://casagrandeautoshopping.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp