12/04/2023 às 10h59min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h01min

Macacos, espetáculo solo com o premiado ator Clayton Nascimento, será apresentado no novo Teatro do Célia

Montagem, que rendeu a Clayton os troféus de Melhor Ator nos prêmios Shell e APCA, integra a programação de inauguração do novo Teatro do Célia Helena Centro de Artes e Educação

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Noelia Nájera
Refazer a história do Brasil, tendo como ponto de partida as origens da discriminação racial e da popularização do xingamento “macaco”. Em síntese, esta é a proposta de Macacos, premiado solo concebido pelo ator Clayton Nascimento, que fará sessão única na programação que o Célia Helena Centro de Artes e Educação - uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, dirigida por Lígia Cortez -, preparou em celebração ao seu aniversário de 45 anos e à inauguração de seu novo Teatro.

A montagem, que rendeu a Clayton Nascimento os prêmios de Melhor Ator no Prêmio Shell e no APCA, será apresentado no dia 16 de abril, domingo, a partir das 18h, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, com 1h de antecedência. Importante ressaltar que Clayton tem uma ligação muito forte com a instituição. Foi lá que se formou como ator e onde atualmente é professor.

Assim, a encenação de Macacos reforça a proposta desta programação especial de inauguração do novo teatro, que é oferecer ao público a oportunidade de assistir a diferentes montagens no novo espaço multiuso, reservado para a encenação de espetáculos de alunos e de grupos itinerantes, que trazem em comum a trajetória de artistas que fizeram a história da instituição.

Macacos – De família piauiense, Clayton Nascimento cresceu no Jabaquara, ao lado da mãe manicure e do pai comerciante, que não conseguiam pagar os estudos do filho. Porém, devido à sua dedicação para o aprendizado e ao seu grande talento, o jovem artista foi agraciado com algumas bolsas de estudo, que auxiliaram em sua formação. Seu trabalho incessante o levou ao mestrado na Escola de Comunicação e Artes da USP, onde estudou educomunicação.

Em Macacos, Clayton Nascimento traz como inspiração a história de grandes personalidades negras, como Machado de Assis, Elza Soares e a cantora Bessie Smith. Além disso, a ator se inspira em suas próprias vivências, com destaque para um triste caso ocorrido em 2018, quando um casal o acusou de ter roubado um mercadinho e as pessoas ao redor se uniram para espanca-lo.

O preconceito contra os povos pretos é abordado em cena a partir do relato de um homem-preto que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade. A obra se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cenas pautadas em nossa História Geral, como também em situações vividas por grandes artistas negros, até alcançar relatos e estatísticas de jovens negros presos e executados pela polícia militar no Brasil de ontem e de 2023.

Programação - Após Macacos, a programação segue no dia 23 de abril, às 16h, com a apresentação de uma montagem criada para o público infantil, “Maria e os Insetos”, o segundo espetáculo da trilogia “Mulheres e Ciência”, da Cia Delas. Por fim, encerrando a mostra, no dia 30 de abril, às 18h, será apresentado o espetáculo Irmãs Coragem, com atores e atrizes do Curso de Licenciatura em Teatro/ESCH. 

Teatro do Célia - O novo espaço = localizado na Avenida São Gabriel, 444, Itaim Bibi – traz as mesmas características arquitetônicas do antigo espaço ocupado pela escola no bairro da Liberdade, até o ano de 2015. Possui área total com cerca de 130 m², palco medindo 9 m x 5 m, além de camarim com vestiários masculino e feminino e plateia com capacidade para até 90 pessoas, dotada de praticáveis móveis.

Além do espaço de encenações, o novo teatro possui ainda uma sala de ensaios com cerca de 65 m², O projetado é assinado pela arquiteta Ana Luiza Sawaya e a estrutura cênica foi criada por Ulisses Cohn. Vale ressaltar ainda que o espaço é todo acessível.

Essas características do Teatro do Célia – fora dos padrões de palcos tradicionais – é conhecida no universo do teatro como “caixa-preta”, possibilitando aos encenadores liberdade criativa na concepção de seus espetáculos, contando ainda com arquibancadas móveis que podem posicionar o público de diferentes maneiras.

FICHA TÉCNICA - MACACOS
Interpretação, Direção e Dramaturgia: Clayton Nascimento
Direção Técnica/Iluminação: Danielle Meireles
Provocação Cênica: Ailton Graça
Direção de Movimento: Aninha Maria Miranda 
Produção Geral: Ulisses Dias - Bará Produções
Produção Executiva: Corpo Rastreado

SERVIÇO - MACACOS – com Clayton Nascimento
Dia: 16 de abril, às 18h
Sinopse:
Classificação indicativa: 12 anos

TEATRO DO CÉLIA
Capacidade: 90 Lugares
Endereço: Avenida São Gabriel, 444, Jardins
Informações: www.celiahelena.com.br
Telefone: (11) 3884-8294
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp