19/07/2019 às 10h43min - Atualizada em 20/07/2019 às 11h16min

A tecnologia pode ser uma grande aliada nas empresa

O investimento em novas tecnologias é essencial no crescimento de uma empresa. Além de otimizar processos antes muito precários, também minimiza os gastos do empreendedor. Mas para isso, é importante entender a necessidade do negócio e conectá-la com a demanda de seus clientes.

DINO
https://www.mywork.com.br/
Reprodução

Foi-se o tempo que a tecnologia era apenas acessível para grandes empresas. Hoje o Brasil tem 69,8% da sua população conectada à internet, ou seja, um total de 126,4 milhões de usuários capazes de consumir novas tecnologias ou adotá-las em suas respectivas empresas.

Em apenas um ano o aumento no número de usuários correspondeu a um percentual de quase 11% e veio junto a urgente necessidade de colocar fim em processos manuais, demorados e extremamente burocráticos que os empreendedores brasileiros estavam acostumados. "O RH demorava dias pra pegar o cadernão, mais outros dias pra passar tudo para uma planilhae só depois de muito trabalho fazer os cálculos. Era, além de trabalhoso e insuportável, extremamente caro", reclama o empresário João Paulo Monteiro, gestor de uma uma marca de roupa premium.

A evolução tecnológica dos últimos anos não só aumentou a presença das empresas de tecnologia no país como também respondeu na mesma proporção a alta demanda de tecnologia nos negócios. Desde instalação de câmeras de segurança até completas automações, a tecnologia desempenha um papel importante na conquista de resultados consistentes e duradouros.

Há também a questão do controle de resultados, que também melhorou muito com essas inovações tecnológicas. Muitas empresas que tinham dificuldade em acompanhar o dinamismo do mercado e acabavam o vendo como uma desvantagem competitiva, hoje entendem o real ganho de eficiência que vem junto com a automatização.

E COMO A TECNOLOGIA TEM SIDO USADA EM PEQUENAS EMPRESAS?

As empresas que aderiram às novas tecnologias otimizadas foram as que analisaram e captaram o cenário atual, ao invés de se perderem na expansão do mercado. "Quando fundamos a mywork o intuito era fazer parte da nova onda de startups que vieram para renovar. Não há necessidade de seguir com métodos ultrapassados se as transformações digitais estão acontecendo aqui e agora. E foi entendendo isso que criamos um Sistema de Controle de Ponto online para livrar nossos clientes empreendedores e colaboradores dos antigos caderninhos e das recorrentes fraudes", explica Tímor Espallargas, CEO da startup de controle de ponto online sobre a inserção de sua empresa no mercado.

Com o investimento em tecnologia e a otimização que isso proporciona as PMEs, os custos da própria empresa tendem a diminuir. Isso porque a automação nos processos torna menor o custo dos recursos para chegar a um mesmo resultado. Além disso, com menos interferência humana, os processos demoram menos para serem concluídos e são muito mais eficientes.

No caso do controle de ponto online, por exemplo, a tecnologia desenvolvida pela mywork tornou possível acabar com a necessidade de gastar R$ 3 mil em um único relógio de ponto. Também fez com que os empreendedores ficassem mais conscientes e tivessem um maior controle de suas despesas e lucros, afinal, o domínio correto das horas extras, do intervalo entre jornadas, as faltas, e tudo que diz respeito às obrigações entre gestor e colaborador, passaram a ser corretamente controladas.

Para o empresário João Monteiro, a maior motivação ao adotar novas tecnologias foram as recorrentes falhas humanas. "No cenário atual teria sido impossível responder à todas minhas demandas sem aprender com essas mudanças. Comecei com 6 funcionários e foi caminhando para os 46 que entendi a tecnologia como uma nova aliada e não só uma tendência."

O empresário também explica como as novas implementações tecnológicas o fizeram ter mais controle do seu negócio. "Agora é simples enxergar a evolução e as falhas que minha empresa teve. Tudo fica muito mais prático com um sistema que o gestor tem o total controle e acesso aos dados dos funcionários".

É compreensível que nem todos empreendedores entendam logo de início como a tecnologia tem o poder de potencializar um negócio. Mas à medida que esse processo de transformação ocupa um papel maior, essa assimilação por parte do empreendedor não deve demorar muito.

"É realmente um processo e nosso objetivo é facilitar a vida dos empreendedores. As grandes empresas já entenderam a necessidade das inovações tecnológicas, então agora é a vez de trazê-las também para pequenas e médias empresas", finaliza o CEO da mywork quando questionado sobre a necessidade de integrar essas tecnologias a empresas menores ou microempresas.

A definição da solução tecnológica adequada, independente do grau de complexidade dos sistemas, negócios e processos envolvidos, surge como uma das tarefas mais importantes no contexto atual. Cada vez mais as oportunidades de negócio estão aliadas à velocidade da implantação tecnológica, junto com a eficiência das soluções de TI que as sustentarão.

Deste modo, a decisão pela solução tecnológica que mais tem a cara da empresa é muito importante, seja pela competitividade ou pela simples renovação. Mas vale lembrar que a transformação tecnológica só vai dar certo quando aprimorar de fato a vantagem competitiva e a estrutura da empresa. Afinal, essa inovação tende a ter fortes implicações estratégicas que tornam essencial o seu conhecimento sobre o novo cenário do mercado.

O setor de tecnologia é importante fonte de inovação para toda a economia do país, mas se as empresas não acompanharem esse processo, as chances desse setor encolher e limitar o desenvolvimento do país é grande. Porque da mesma maneira que é cada vez mais rápida a velocidade que as informações circulam, os negócios também estão vivendo intensamente essa constante e ágil mudança.

Então é imprescindível que as empresas entendam e interiorizem o uso da tecnologia nas atividades diárias. Mas vale lembrar também que antes de novas tecnologias serem implementadas, a cultura da empresa deve estar preparada para recebê-las. Tanto funcionários como gestores precisam entender o processo pelo qual estão passando para só depois implementá-los da maneira certa.


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