18/07/2019 às 14h57min - Atualizada em 18/07/2019 às 14h57min

Motoristas de vans cancelaram protesto contra irregularidades no novo modelo de transporte de Campos

O grupo iria se concentrar nesta sexta (19), às 07h, no Cais da Lapa, no Centro, e seguiria em direção ao Ministério Público (MPRJ)

Redação
Luan Honorato
Motoristas de vans do transporte alternativo de Campos que haviam organizado uma nova manifestação contra irregularidades no processo de licitação do novo sistema alimentador para esta sexta-feira (19), cancelaram o ato, e estarão participando ao longo de todo dia de uma reunião com objetivo de esclarecer a execução do serviço, principalmente, em relação ao Acordo Operacional, com o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Filipe Quintanilha.
 
A convocação aos permissionários vencedores do sistema alimentador de passageiros ocorreu através do Diário Oficial desta quinta-feira (18).

O grupo iria se concentrar às 07h, no Cais da Lapa, no Centro, e seguiria em direção ao Ministério Público (MPRJ), questiona alguns critérios como: fim das vans de 16 lugares; descumprimento do Edital com relação à cor e ano dos veículos; faixas com valores abusivos direcionados para uma única empresa; tempo de transição de frota extorsiva; pedido de tempo de 20 dias úteis para entregar as filmagens da licitação, a qual prova que não conferiu os documentos dos licitantes; acordo ilegal com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, permitindo lotada em táxi para o município, entre outros assuntos que estão em pauta. 

Um ato público também foi realizado no último dia 11, com o grupo que concentrou o protesto no Cais da Lapa e seguiu em direção ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), passando pela sede da Prefeitura. Os manifestantes denunciaram a existência de irregularidades no processo de licitação ao Ministério Público. 

O Ministério Público instaurou um inquérito civil público na última segunda-feira (15), para apurar possíveis irregularidades no processo de licitação.

Horários:
  • Dia 19/07/2019 às 9h: REGIÃO A – Baixada (111 Permissionários)
  • Dia 19/07/2019 às 13h: REGIÃO B – Martins Lage (8 Permissionários)
  • Dia 19/07/2019 às 14h: REGIÃO C – Norte (69 Permissionários)
  • Dia 19/07/2019 às 17h: REGIÃO D – Três Vendas / Sapucaia (6 Permissionários)
  • Dia 19/07/2019 às 18h: REGIÃO E – Santa Cruz (10 Permissionários)
  • Dia 19/07/2019 às 19h: REGIÃO F – Serriha (31 Permissionários)

Em nota, a Prefeitura havia informado:

"A elaboração do novo sistema de transporte teve início a partir das demandas da população para que o passageiro tenha melhor atendimento nos serviços. Desde julho de 2018, foram 10 audiências públicas, apresentações na Câmara de Vereadores, lançamento de edital para a licitação do transporte alimentador e o processo licitatório em si. Assim, as linhas distritais foram escolhidas por sorteio como critério de desempate na segunda-feira (8). Ao todo, participaram da licitação 351 pessoas e foram consideradas habilitadas 272. Segundo o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), todos os documentos foram analisados.

Além da habilitação, critérios como certidão negativa criminal, ser proprietário ou ter a cessão do veículo para operar no sistema e ter Seguro de Acidente de Passageiros, entre outros, além do respeito aos prazos, constam no edital e estão sendo avaliados. As 235 linhas estipuladas no edital tiveram seus motoristas sorteados na segunda (08) e 37 formam o cadastro reserva, conforme também previsto no edital. Todo o processo ocorreu de forma transparente e foi amplamente divulgado, não somente no site oficial da Prefeitura, como nos demais veículos de comunicação da cidade.Vale ressaltar que, as vans não vão deixar de circular. O novo sistema de transporte coloca ônibus e vans trabalhando em conjunto, e não mais como rivais. As vans e micro-ônibus farão o transporte de passageiros nas áreas distritais, enquanto os ônibus farão as linhas dos bairros centrais."

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp