05/04/2023 às 16h27min - Atualizada em 06/04/2023 às 00h01min

Premiada peça da Cia Truks, O Senhor dos Sonhos fará 13 sessões online pelo canal do Youtube do grupo

Depois de cada transmissão, diretor e elenco respondem perguntas ao vivo pelo chat. Importante marco na história do teatro infantil brasileiro, o espetáculo já realizou mais de 1.200 sessões desde 1999.

SALA DA NOTÍCIA K. Pereira
Thiago Cardinali
Referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil - recebeu mais de 40 menções honrosas, entre prêmios e indicações, e já se apresentou em mais de 10 países – a CIA Truks fará 13 apresentações (dias 11, 19, 26 e 27 de abril) de O Senhor dos Sonhos, um de seus mais longevos e premiados espetáculos, em seu canal do Youtube. 

As transmissões serão abertas ao público e já têm confirmadas participação de estudantes e educadores de escolas das cidades de Cotia e Itápolis (SP), Cuiabá (MT) e Portão (RS). Depois de cada sessão online, os artistas responderão perguntas dos espectadores ao vivo pelo chat do canal. O grupo tem à frente o diretor Henrique Sitchin. 

A peça faz parte do projeto O ENCANTADOR MUNDO DOS BONECOS, viabilizado com o patrocínio da ROMAGNOLE, uma das maiores fabricantes de produtos elétricos do Brasil, com o incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC 191385, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Em cartaz desde 1999, O Senhor dos Sonhos vem sendo apresentado em todo o país e no exterior e já realizou mais de 1200 sessões. É sem dúvida um importante marco na história do teatro infantil em nosso país. Três atores animadores trabalham ao mesmo tempo sobre o mesmo boneco: um anima a cabeça e o tronco, outro braços e mãos, e o terceiro, pernas e pés. Eles oferecem ao personagem movimentos humanos precisos, refinados e que resultam em uma assombrosa e encantadora ilusão de vida, muito apreciada por públicos de todas as idades.

O menino Lucas, protagonista da peça, é certamente um ícone de todas as crianças e, aqui, vivencia uma das principais “problemáticas” da infância: como se inserir no mundo real dos adultos, uma vez que elas, as crianças, vivem mergulhadas em um mundo particular de sonhos e imaginação? A peça, assim, trata de discutir, de forma leve, bem-humorada, mas também muito poética, como se desenrola esse conflito, que consequências pode ter quando negligenciado, e que saídas um mínimo mais confortáveis pode oferecer aos pequenos.

O Senhor dos Sonhos trata de externar a visão da Truks sobre o problema: é extremamente confortante, para as crianças, a cumplicidade de pais e educadores. Em outras palavras, significa dizer que crianças talvez nada mais necessitem do que o carinho do diálogo, da compreensão e do entendimento de que estão em um mundo diferente, e que precisam, sobretudo, serem “abarcadas” nesta jornada por um oceano desconhecido, que o mundo faz desaguar, sempre misterioso, às suas frentes. Não querem superproteção, porém tampouco aceitam que negligenciemos as suas angústias. É necessário encontrarmos o equilíbrio verdadeiramente amoroso na relação com os pequenos.
 
É o menino Lucas, no espetáculo, o encarregado de simbolizar este metafórico "mergulho na vida", feito pelas crianças, que as faz caírem em um mar desconhecido, cheio de medos, riscos e incompreensões, que, por fim, são um a um combatidos com criatividade, valentia e sabedoria de quem é acolhido com afeto e, assim, pode escolher para a vida o caminho da criação e preservação de sua identidade verdadeira.

Lucas encarna, dos bonecos, uma deliciosa irreverência, e dos humanos, os sentimentos mais profundos - a dor da solidão, o medo da inadequação, da não pertinência, o desejo da comunhão. Das crianças, sobretudo, a doçura. Lucas é o Senhor dos Sonhos, um menino a nos ensinar importantes lições: que sonhar, rir, e não levar o mundo tão a sério talvez ainda sejam poderosos remédios. Lucas ensina a viver com alegria e com simplicidade, em um mundo cada vez mais complicado.
 
A Cia Truks almeja fazer do boneco o máximo da expressão do que ainda nos parece tão humano: um sublime e poético amor pela vida, pelo sonho, pelas brincadeiras que fazem das crianças estas criaturas tão especiais e, ousamos dizer, tão superiores a nós adultos.
 
A peça

O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador. Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos.

E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações. O Senhor dos Sonhos, ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de "ajustar-se" às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que vivem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade.
 
A peça, assim, explora a riqueza e sabedoria do universo infantil, fazendo de Lucas um ícone de todas as crianças, ao materializar o anseio pela liberdade de viverem os seus sonhos. Mas salienta, principalmente, a importância da participação de pais e educadores, que, a cada passo, e com redobrada atenção, quiçá saberão orientar e conduzir os caminhos dos pequenos, com compreensão, carinho e, principalmente, muita cumplicidade.

É desta cumplicidade e do carinho de sua mãe que o velho Lucas relembra com maior emoção. Pois sabe que deste afeto nasceu a segurança para exercer sua arte de contar e escrever as histórias que o consagrariam, como escritor de sucesso, pelo resto de sua vida.
 
PRÊMIOS E INDICAÇÕES RECEBIDOS PELO ESPETÁCULO
 
●     INDICAÇÃO AO PRÊMIO COCA COLA DE TEATRO JOVEM – 1999 – MELHOR ATRIZ
●     INDICAÇÃO AO PRÊMIO COCA COLA DE TEATRO JOVEM – 1999 – MELHOR AUTOR
●     MELHOR ESPETÁCULO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS DE CANELA – 2005

 
Sobre a CIA Truks

A Cia Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos.

O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br .
 
Ficha técnica

Texto, concepção geral e direção: Henrique Sitchin. Concepção e construção de bonecos e cenários: Verônica Gerchman, Sandra Grasso, Valéria Perusso e Henrique Sitchin. Trilha sonora e iluminação: Henrique Sitchin. Elenco: Aguinaldo Rodrigues, Bianca Muniz, Thaís Rossi, João Santiago, Michelle Racaneli e Vinicius Prates. Operação de Som e Iluminação: Stefany Araújo. Assessoria de Imprensa – Arteplural. Produção Executiva: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural. 

Serviço:

O Senhor dos Sonhos 
11/04/23 - 10h, 13h30 e 15h
19/04/23 - 10h, 13h30 e 15h
26/04/23 - 10h, 13h30 e 15h
27/04/23 - 8h30, 10h, 13h30 e 15h
Duração: 50 minutos
Local de realização: Transmitido pelo Youtube https://www.youtube.com/c/TRUKSTV 
Quantidade de Apresentações: 13 LIVES
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp