A Vittude - healthtech referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas -, está disponibilizando atendimento online gratuito em ação de combate a violência psicológica contra a mulher. Os atendimentos são válidos para mulheres que buscarem ajuda no grupo de acolhimento pelo site da startup - landing page de inscrição - até o fim de março. Os encontros são 100% online e acessíveis para todo o Brasil. A expectativa é atender mais de 600 vítimas deste tipo de agressão.
A iniciativa faz parte da campanha “A Real, sem culpa, seja assumidamente você”, realizada pelas marcas Quem disse Berenice e Lela Brandão e que tem como objetivo despertar a atenção para a gravidade da culpa que as mulheres carregam em si, além de conscientizar e acolher o alto número de mulheres que já sofreram este tipo de agressão no Brasil. Segundo o último levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre o tema, uma mulher é vítima de violência psicológica a cada três segundos, sendo este o tipo de agressão que faz mais vítimas no país, superando os casos de agressões físicas.
“Como uma mulher que passou por um episódio de violência doméstica e desenvolveu diversos distúrbios como estresse pós-traumático, depressão e problemas de autoestima, quero fazer a diferença por meio da Vittude e desta parceria para ajudar estas mulheres a superarem seus traumas e se conhecerem de verdade, para que sejam assumidamente elas mesmas. Assim como eu encontrei, no acompanhamento psicológico, uma forma de me reerguer, espero que elas também tenham esse apoio tão necessário. Por isso, estamos disponibilizando grupos de acolhimento para as vítimas de violência psicológica com apoio especializado gratuito com a finalidade de ajudá-las a saírem desta realidade”, pontua Tatiana Pimenta, CEO e Co-Fundadora da Vittude
Conscientização e impacto
Além da healthtech e a marca de dermocosméticos, Quem Disse Berenice, a artista Lela Brandão Co. também faz parte da campanha por meio de sua marca homônima, que cocriou camisetas com estampas-manifesto. São três opções de camisetas vendidas por 97 reais, com as frases: “Você não é difícil de AMAR”, “Não é CARINHO se você sente culpa o tempo inteiro” e “Mulher, você merece um amor SEM CULPA”. O objetivo é gerar renda por meio da venda dessas camisetas para custear parte dos gastos com o tratamento psicológico das mulheres assistidas.
“Defendo a criação de roupas confortáveis para mulheres livres e reais; por isso, quando recebi o convite para a parceria com a Quem Disse, Berenice?, não pude deixar de correlacionar os propósitos das duas marcas e ver nessa união a oportunidade de beneficiar o público feminino, estimulando a reflexão em uma data que foi pensada para dar visibilidade às lutas e valorizar as mulheres”, destaca Lela Brandão.
“Queremos conscientizar e ir além, criando uma corrente de apoio entre as mulheres e disponibilizando suporte psicológico gratuito para as vítimas, por meio de uma plataforma online, para conseguir atender mulheres de todo o país”, afirma Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.