24/03/2023 às 16h02min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h04min

Atento ao mercado cervejeiro, Simespi lança APLCerva

Evento acontece no dia 28 de março com palestra sobre panorama do setor cervejeiro no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Luciane Anhão
O brasileiro bebeu quase 16 bilhões de litros de cerveja em 2022. Terceiro maior produtor de cerveja no mundo, o Brasil tem 2% do seu PIB (Produto Interno Bruto) ancorado na cadeia produtiva da bebida que é paixão nacional, segundo informa o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).
 
De olho no potencial e robustez desse mercado, o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) lança no próximo dia 28 o APLCerva (Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos e Serviços Industriais para Cervejarias). “Nosso objetivo é desenvolver e apoiar a interação estratégica entre as empresas que oferecem soluções industriais em produtos e serviços à cadeia produtiva cervejeira”, explica Erick Gomes, presidente do Simespi.
 
A criação do APLCerva, de acordo com o presidente do Simespi, é resultado de tratativas entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Hub Piracicaba e do Núcleo de Apoio à Gestão e Inovação (Nagi).
 
O consultor de projetos especiais do Simespi, Carlos Alberto Zem, responsável pela coordenação da criação do APLCerva, explica que Piracicaba reúne particularidades que potencializam estrategicamente sua condição regional de acomodar um arranjo produtivo local com foco em soluções industriais para cervejarias, por meio de diversas vantagens competitivas. “Entre essas vantagens cabe destacar a localização geográfica privilegiada de Piracicaba no mapa e respectivo circuito da rota cervejeira do Estado de São Paulo em relação às demais cidades; o posicionamento de destaque de Piracicaba em soluções à indústria sucroalcooleira para o processamento da cana-de-açúcar voltada à produção de açúcar e combustíveis renováveis (etanol, biodiesel, biomassa), entre outros, com vocação e condições industriais já estabelecidas para oferecer soluções completas na fabricação de máquinas, equipamentos, componentes, acessórios e serviços à cadeia produtiva da indústria cervejeira. Piracicaba é referência na produção de cervejas para consumo, em virtude da quantidade expressiva de cervejarias estabelecidas na cidade, com a representatividade de seus negócios, marcas e rótulos reconhecidos nacional e internacionalmente”, detalha.
 
O lançamento do APLCerva será no dia 28 de março, a partir das 19h, no auditório do Simespi, quando haverá a palestra Panorama Setorial Cervejeiro no Brasil, que será ministrada por Eduardo Fernandes Marcusso, consultor da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja do Ministério da Agricultura e sommelier de cerveja e homebrewer. Inscrições podem ser feitas até 24 de março pelo e-mail [email protected]
 
 
Imagens: Logotipo do APLCerva, elaborado pelo designer Emíio Moretti
 
Foto: Erick Gomes, presidente do Simespi (Foto de André Covolan)
 
 
Assessoria de Imprensa Simespi
Equipe Engenho da Notícia
Cristiane Sanches (9.9183-1025 / [email protected])
Luciane Anhão (9.9789-5418 / luciane@engenhodanoticia.com.br)
Marcelo Basso (9.9747-5586 / marcelo@engenhodanoticia.com.br)
Simespi – (19) 3417-8600
 
Cristiane Sanches
Assessoria de Imprensa
Equipe Engenho da Notícia
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp