Porto Alegre, março de 2023 - Prestes a completar 251 anos, no próximo dia 26 de março, a capital gaúcha, anuncia um presente para seus moradores e visitantes. O bike Itaú em Porto Alegre, sistema de bikes compartilhadas da Tembici e a Prefeitura da cidade iniciam a expansão do sistema, acrescentando mais 18 estações e 250 bicis pela cidade.
Com isso, o sistema passa a contar com mais de 660 bicicletas e 59 estações, distribuídas pelos bairros do Rio Branco, Santa Cecília, Praia de Belas, Menino Deus, Cristal, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Tristeza, Azenha e Centro Histórico. Este é o início da expansão, que quando concluída terá 1.000 bicicletas compartilhadas e 100 estações.
Segundo o diretor de negócios da Tembici, Gabriel Reginato, somente no primeiro bimestre de 2023 houve crescimento de 31% em números de deslocamentos realizados com bicicletas compartilhadas, se comparado ao mesmo período do ano anterior, o que mostra que a adesão do serviço segue em uma crescente. “O projeto contribui muito para a mobilidade de Porto Alegre, promovendo deslocamento com um modal sustentável, econômico e cômodo para a população e visitantes da cidade", diz Reginato.
“A busca pela melhor experiência do usuário é um dos norteadores da atuação com nossos clientes no programa Bike Itaú. Queremos que cada vez mais pessoas, em uma área cada vez maior das cidades, tenham opção de escolha entre diferentes modais para fazer seu deslocamento, levando em conta critérios relevantes na realidade dessas cidades: qualidade de vida, impacto ambiental e agilidade”, explica Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.
A integração moda mostra-se importante para Porto Alegre onde 65% das pessoas que fazem seus trajetos com bicicleta combinado a outros modais utilizam o transporte público como complemento de suas viagens e esse foi um dos fatores importantes dessa expansão, uma vez que a intermodalidade permite que pessoas que vivem longe das regiões centrais tenham mais acesso à cidade.
"Com esta entrega, vamos incentivar o uso da bicicleta com novos pontos, sobretudo em conexão com o transporte coletivo, que é uma das prioridades da mobilidade. Queremos que a bicicleta chegue a terminais, shoppings e locais que permitam que o seu uso seja estimulado tanto para lazer como para meio de transporte, sobretudo para a última milha de deslocamento”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Confira a o nome e a localidade das novas estações: